Rede quer cassar mandato de Eduardo Bolsonaro por AI-5
Partido enviou uma manifestação à Câmara dos Deputados
Henrique Gimenes - 04/11/2019 15h44

Nesta segunda-feira (4), a Rede Sustentabilidade apresentou uma manifestação pedindo a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O motivo, de acordo com o texto, é devido ao parlamentar “militar de forma contrária” à democracia e demonstrar “desprezo pela vontade do povo” ao comentar sobre um “novo AI-5”. A informação foi dada pelo jornal O Estado de S. Paulo.
O pedido foi encaminhado à Mesa Diretora da Câmara do Deputados, que pode encaminhar o pedido ao Conselho de Ética da Casa.
A fala de Eduardo aconteceu durante uma entrevista à jornalista Leda Nagle, realizada na ultima segunda-feira (28) e publicada na quinta (31) no canal dela no YouTube. O deputado disse que, caso a esquerda brasileira resolvesse “radicalizar”, uma resposta poderia ser “via um novo AI-5”. No mesmo dia, o parlamentar pediu desculpas pela declaração.
A Rede, no entanto, diz que a fala de Eduardo caracteriza um abuso de imunidade material, causando “danos incomensuráveis” ao Poder Legislativo. Além disso, a sigla aponta que o deputado viola “o interesse público, a vontade popular e a Constituição Federal”.
A legenda lembra que“apesar de ter sido o deputado federal mais votado nas eleições de 2018, as suas ações militam de forma contrária a uma ideia mínima de democracia, demonstrando desprezo pela vontade do povo”.
“O discurso a favor de um AI-5 é uma apologia a tudo que este instrumento previu, servindo de incentivo a outras pessoas agirem nesse mesmo sentido, sobretudo pelo discurso ser amplamente divulgado e ter origem não nas palavras de um deputado federal qualquer, mas um dos filhos do presidente da República. Ao defender abertamente o uso de instituto similar ao AI-5, o deputado federal Eduardo Bolsonaro ofende diretamente diversos preceitos constitucionais”, completa a Rede Sustentabilidade.
Leia também1 Maia: "Heleno virou auxiliar do radicalismo de Olavo"
2 "Globo faz jornalismo sujo", diz Bolsonaro em entrevista