Leia também:
X Polícia intervém em guerra de traficantes na Rocinha, RJ

Raquel Dodge toma posse como primeira mulher na PGR

Sucessora de Rodrigo Janot comandará o MPF por dois anos

Camille Dornelles - 18/09/2017 08h50 | atualizado em 18/09/2017 11h32

Raquel Dodge assume como primeira mulher na PGR Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A primeira mulher a ser procuradora-geral da República, Raquel Dodge, tomou posse nesta segunda-feira (18) em Brasília. Ela comandará o Ministério Público Federal pelos próximos dois anos e substitui Rodrigo Janot, que se aposentou.

A solenidade foi rápida, terminando em menos de 40 minutos. Logo após o Hino Nacional, o presidente Michel Temer e a nova procuradora assinaram o termo de posse. Em seguida, Dodge fez seu primeiro discurso como chefe da PGR e MPF.

Ela fez um discurso marcado pela neutralidade e pelo compromisso com as atividades da PGR, mas não se dirigiu a nenhum processo específico, muito menos à Operação Lava Jato, mas falou que “ninguém estava acima da lei” e que “a corrupção deve ser combatida”.

Dodge pediu a proteção de Deus e coragem para exercer o trabalho e encerrou com uma citação da poetisa Cora Coralina, de Goiás, estado de onde também é natural.

Em seguida, o presidente Michel Temer falou sobre o apreço de Dodge pela Constituição e destacou o fato de ser a primeira mulher a assumir a PGR. Temer não citou o ex-procurador Rodrigo Janot, que não estava presente. Ao final, concedeu a posse.

Temer também agradeceu à presidente do STF, Cármen Lúcia, por ter antecipado a data da solenidade. O presidente viaja aos Estados Unidos ainda nesta segunda para se encontrar com Donald Trump.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, também esteve presente na mesa. Rodrigo Janot alegou que não foi à cerimônia por “razões protocolares”.

LEIA TAMBÉM
+ Raquel Dodge determina saída da atual equipe da Lava Jato
+ Janot é presenteado com arco e flecha na despedida do cargo

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.