Randolfe pede convocação de ministro da Justiça para CPI
Caso pedido seja aceito, Anderson Torres terá que depor no Senado
Pleno.News - 02/05/2021 16h38

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, protocolou um requerimento em que pede a convocação do ministro da Justiça, Anderson Torres. O pedido ocorre a pós uma declaração dada pelo ministro à revista Veja.
Ao veículo, Anderson Torres informou que irá pedir à Polícia Federal (PF) dados sobre inquéritos envolvendo governadores e que tratam de “irregularidades e desvios de dinheiro público”.
– Há muitos casos sob investigação nos estados desde o início da pandemia. O problema é que isso não está sendo falado. Eu vou pedir esses dados à Polícia Federal, tudo o que já foi feito. Há várias operações em andamento. Isso precisa ser mostrado. As pessoas têm de tomar conhecimento disso também (…) Defendo transparência. Houve irregularidades e desvios de dinheiro público. Tudo isso tem de ser apurado – disse o ministro.

No seu pedido de convocação, Randolfe quer esclarecimentos sobre a convocação e mencionou se o pedido irá atingir também o governo do Distrito Federal.
– É necessário entender se essas acusações se estendem ao governo do Distrito Federal, uma vez que até recentemente o Ministro era Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, órgão competente para investigação de eventuais condutas ou desvios – apontou.
Para o pedido ser efetivado, é preciso antes ser analisado pelo relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL).
Leia também1 CPI da Covid pretende analisar vídeos de reuniões da Anvisa
2 CPI é tribunal de guerra durante a guerra à Covid, afirma Guedes
3 A CPI não vai dar em pizza, diz presidente da comissão
4 Ernesto Araújo diz que governo perdeu a 'alma' e o 'ideal'
5 No 1º de Maio, povo vai às ruas sob o lema: 'Eu autorizo, presidente!'