Leia também:
X STF: Fachin manda Bolsonaro ‘explicar’ mudanças na Rouanet

Randolfe pede a Moraes que investigue Bolsonaro por ‘intimidar a Anvisa’

Medida ocorre após a agência aprovar a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade

Henrique Gimenes - 17/12/2021 21h24

Ministro Alexandre de Moraes, do STF Foto: Fellipe Sampaio/STF

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) decidiu pedir ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que abra uma nova investigação contra o presidente Jair Bolsonaro. A medida tem por base declarações feitas pelo presidente durante a live desta quinta-feira (16), quando disse que pediu o nome dos responsáveis da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por aprovarem a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade.

Ao acionar o STF, Randolfe pediu ainda que Bolsonaro, seu ministros e familiares sejam proibidos de “intimidar, expor ou divulgar o nome de técnicos e servidores” da Anvisa, correndo o risco de serem multados em R$ 500 no caso de descumprimento.

O pedido de Randolfe foi direcionado a Moraes devido ao fato dele ser o relator do “inquérito das fake news”. No pedido, ele afirmou que o “que era para ser um dia de comemorações, Excelência, transformou-se em mais um triste episódio de propagação de fake news pelo mandatário máximo da República”.

O senador afirmou que, durante sua live, Bolsonaro quis causar o “constrangimento dos servidores e a de construção de um cenário de demérito à decisão da Agência”.

Ele apontou ainda que “não é de modo algum admissível que o Chefe do Poder Executivo federal, além de propagar fake news, ameace expor os nomes de técnicos da Anvisa para serem eles alvo de ataques da militância violenta anti-vacina”.

Leia também1 Servidores da Anvisa acusam Jair Bolsonaro de 'intimidação'
2 Bolsonaro quer saber quem aprovou vacina para crianças
3 STF dá 48h para que governo explique vacinação de crianças
4 Anvisa pede que crianças sigam em observação após vacina
5 Anvisa autoriza uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.