Leia também:
X GO: Mulher de dono de cartório é suspeita de encomendar crime

Randolfe exige explicações após Brasil recusar ajuda argentina

Senador pede convocação do ministro das Relações Exteriores, Carlos França

Monique Mello - 30/12/2021 15h12 | atualizado em 30/12/2021 15h54

Senador Randolfe Rodrigues Foto: Agência Senado/Pedro França

Nesta quinta-feira (30), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição na Casa, apresentou um requerimento de convocação do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para que ele explique a negativa à ajuda humanitária proposta pela Argentina à Bahia.

O país vizinho ofereceu assistência de 10 homens, conhecidos como “capacetes brancos”, para o trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada pelas enchentes na Bahia.

O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, considerou que ajuda não é necessária no momento. Nas redes sociais, ele afirmou que “o fraterno oferecimento argentino, porém muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistência à população afetada, inclusive com o apoio de 3 helicópteros da Marinha”.

Randolfe, por sua vez, não pretende perdoar a atitude do chefe do Executivo.

– Mesmo diante de uma tragédia humanitária provocada pelas fortes chuvas e enchentes na Bahia, o governo de Jair Bolsonaro é incapaz de respeitar a Carta Magna e de receber a solidariedade e ajuda do governo argentino – justifica o senador.

O parlamentar defende também que o Congresso Nacional não pode “ficar inerte” ao desastre que afetou mais de 600 mil pessoas na Bahia e decidiu pedir a convocação do ministro por meio da Comissão Representativa do Congresso.

– Infelizmente, diante da inércia e inaptidão do governo federal, 24 pessoas já morreram e 434 ficaram feridas em decorrência das fortes chuvas na Bahia – enfatizou.

Essa não é a primeira “investida” de Randolfe contra o presidente Jair Bolsonaro no que se refere à tragédia que assola a Bahia. Ainda nesta quinta-feira, o parlamentar informou que irá ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que o presidente Jair Bolsonaro devolva o dinheiro que está gastando em suas férias em São Francisco do Sul (SC). A intenção é que o valor seja destinado às vítimas das chuvas no estado do Nordeste.

 

Leia também1 "Vagabundeia de jet ski", afirma Renan em ataque a Bolsonaro
2 Bolsonaro diz por que recusou ajuda da Argentina para a Bahia
3 Randolfe quer que Bolsonaro devolva dinheiro das férias
4 Bia Kicis faz 'convite irrecusável' à esquerda brasileira
5 Homem vende toalhas de Lula e Bolsonaro e se surpreende

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.