Leia também:
X Weintraub desafia Boulos para debate: “Pode chamar o Haddad”

Randolfe aciona o STF e pede impeachment de Milton Ribeiro

Senador quer afastar o ministro da Educação do cargo até a conclusão das investigações

Henrique Gimenes - 23/03/2022 20h26 | atualizado em 23/03/2022 20h42

Senador Randolfe Rodrigues Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Nesta quarta-feira (23), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um pedido de impeachment contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, após a divulgação de um áudio que apontaria uma suposta influência de pastores no Ministério da Educação (MEC). O senador acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que o ministro seja afastado do cargo até a conclusão das investigações sobre o episódio.

A gravação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo na noite desta segunda-feira (21). De acordo com o veículo, dois pastores teriam influenciado o repasse de verbas do Ministério da Educação (MEC), Gilmar Santos e Arilton Moura. Além disso, Milton Ribeiro ainda disse que a medida era um pedido do presidente Jair Bolsonaro.

Em nota, o ministro explicou o áudio e disse que, “diferentemente do que foi veiculado, a alocação de recursos federais ocorre seguindo a legislação orçamentária, bem como os critérios técnicos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação”. De acordo com ele, não existe “possibilidade de o ministro determinar alocação de recursos para favorecer ou desfavorecer qualquer município ou estado”. Além disso, Milton Ribeiro ainda afirmou que “o Presidente da República não pediu atendimento preferencial a ninguém”.

Em seu pedido, Randolfe apontou um suposto crime de responsabilidade por parte de Milton Ribeiro e disse que “verbas destinadas à educação não podem ficar na mão de agentes estranhos ao Estado, servindo de moeda de troca para angariar apoio político e ganhos indevidos”.

Além do pedido de impeachment, Randolfe ainda publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que as “ordens para que o esquema de corrupção ocorra só poderiam estar partindo do Palácio do Planalto e do próprio senhor Jair Bolsonaro”.

Leia também1 Milton Ribeiro liga para senador e acerta ida ao Congresso
2 PGR irá pedir ao STF abertura de inquérito contra Milton Ribeiro
3 Deputado quer investigar o Ministério da Educação em CPI
4 Bancada evangélica cobra explicações de Milton Ribeiro
5 Veja a íntegra da nota de Milton Ribeiro, ministro da Educação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.