Leia também:
X RJ: Corpo de policial militar é encontrado carbonizado

Ramos nega golpe mas alerta oposição: “Não estica a corda”

Ministro disse que é "ultrajante" acusações de conspiração contra democracia

Gabriela Doria - 12/06/2020 14h50 | atualizado em 12/06/2020 14h51

Ministro Luiz Eduardo Ramos negou golpe militar Foto: Reprodução

O general Luiz Eduardo Ramos, ministro chefe da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), descartou a possibilidade de uma intervenção militar. Em entrevista à revista Veja, ele criticou as acusações de fascismo feitas à administração, mas alertou a oposição: “não estica a corda”.

Ramos é próximo de vários comandantes de unidades do Exército por ter sido instrutor da academia de cadetes. O ministro disse que a ideia de golpe não é ventilada entre os oficiais.

– Eles têm tropas nas mãos. Para eles, é ultrajante e ofensivo dizer que as Forças Armadas, em particular o Exército, vão dar o golpe, que as Forças Armadas vão quebrar o regime democrático – disse o ministro.

O general também reforçou a ideia de que o presidente não fez campanha pelo golpe.

– O próprio presidente nunca pregou o golpe. Agora, o outro lado tem de entender também o seguinte: não estica a corda – declarou.

Questionado sobre o que queria dizer, o ministro criticou as comparações entre Bolsonaro e o líder nazista Adolf Hitler.

– O Hitler exterminou 6 milhões de judeus. Fora as outras desgraças. Comparar o presidente a Hitler é passar do ponto, e muito. Não contribui com nada para serenar os ânimos – disse.

Ele também criticou o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que analisa uma denúncia de abuso de poder da chapa formada por Jair Bolsonaro (ex-PSL) e o general Hamilton Mourão (PRTB) na eleição de 2018.

– Também não é plausível achar que um julgamento casuístico pode tirar um presidente que foi eleito com 57 milhões de votos. Dizem que havia muitas provas na chapa de Dilma [PT] e Temer [MDB]. Mesmo assim, os ministros consideraram que a chapa era legítima. Não estou questionando a decisão do TSE. Mas, querendo ou não, ela tem viés político – afirmou.

O general minimizou o risco de impeachment, afirmando que “Rodrigo Maia [presidente da Câmara] disse que não vai pôr para votar os pedidos contra Bolsonaro”, e pediu que o TSE assuma postura semelhante.

– Se o Congresso, que historicamente já fez dois impeachments, da Dilma e do Collor, não cogita essa possibilidade, é o TSE que vai julgar a chapa irregular? Não é uma hipótese plausível – concluiu.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro aprova novo valor de salário mínimo para 2020
2 Inquérito das fakes: Fachin vota por manter Weintraub
3 Bolsonaro pede vídeo de leitos para saber se estão cheios
4 Fake News: Bolsonaro quer busca e apreensão contra Joice
5 Bolsonaro lista erros da OMS e diz: 'Perdeu a credibilidade'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.