Leia também:
X Homem canta ópera em cobertura e emociona vizinhos

‘Quem for para áreas de risco no carnaval deve se vacinar’

Segundo ministro da Saúde, Ricardo Barros, é necessário tomar a vacina contra a febre amarela 10 dias antes

Henrique Gimenes - 23/01/2018 17h30 | atualizado em 24/01/2018 12h18

Ministro da Saúde, Ricardo Barros, aponta que aqueles que viajarem para regiões de risco no carnaval devem se vacinar contra febre amarela Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Nesta terça-feira (23), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que aqueles que irão viajar no carnaval devem se vacinar. Ele também ressaltou que não há risco de falta de vacina contra a febre amarela no país. As declarações foram dadas em uma entrevista coletiva.

De acordo com o ministro, não há risco de contaminação urbana de febre amarela no país. Porém, ele lembrou que a vacinação é necessária especialmente para grupos que irão realizar retiros em áreas de mata durante o carnaval, assim como para quem irá para áreas de risco.

– A vacina é um vírus que vai provocar no organismo a produção dos anticorpos. Tem um tempo para isso. Então, quem vai no carnaval para áreas de mata, para áreas de risco, deve ser vacinado com antecedência mínima de dez dias – ressaltou.

Segundo Ricardo Barros, o fracionamento das vacinas é uma medida recomendada pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ele, não há perigo de o país sofrer com falta de estoque.

– Se fosse preciso hoje vacinar todos os brasileiros que não foram imunizados antes, nós poderíamos fazer. Não há risco nenhum de desabastecimento – apontou.

Leia também1 Receita caseira contra a febre amarela funciona?
2 Febre amarela: Veja o que fazer se você for sair do país

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.