Leia também:
X Deputado do PSL irá relatar reforma da Previdência na CCJ

Quem é Tabata Amaral, que viralizou ao questionar Veléz

Deputada federal confrontou o ministro da Educação por falta de projetos

Gabriela Doria - 28/03/2019 17h36 | atualizado em 28/03/2019 18h05

Deputada federal Tábata Amaral viralizou após questionar o ministro Ricardo Vélez Foto: Reprodução

Uma das protagonistas da reunião na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (28), foi a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP). Eleita para seu primeiro mandato, a parlamentar de 25 anos se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter ao confrontar o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, sobre a falta de projetos para a Educação.

Afinal, quem é Tabata Amaral?

Antes de ser eleita deputada federal pelo PDT de São Paulo, Tabata já atuava na área da educação. Nascida na periferia de São Paulo, a parlamentar é filha de uma diarista e de um cobrador de ônibus. Em seu discurso na comissão, ela lembrou a própria trajetória e os percalços que enfrentou.

– Eu perdi meu pai para as drogas, perdi amigos e vizinhos para o crime e tenho plena consciência de que se eles tivessem completado o ensino fundamental, se eles tivessem tido qualquer chance na educação, eles não teriam morrido tão jovens – disse Tabata a Vélez.

Devido ao seu excelente desempenho com números, Tabata conquistou uma bolsa em uma escola particular de São Paulo. Agarrando as oportunidades, a jovem conseguiu estudar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, considerada uma das melhores do mundo. Lá, ela se formou em Astrofísica e Ciências Políticas.

De volta ao Brasil, Tabata empenhou esforços para melhorar a Educação no Brasil. Ela fundou a ONG Mapa da Educação, que ajuda a identificar as principais demandas na área e assim direcionar políticas públicas para solucionar os problemas. A deputada também atua na equipe do Acredito, um movimento popular que busca formar lideranças políticas no país.

Atualmente em Brasília, Tabata foi a sexta deputada mais votada no estado de São Paulo. Ela participa da Comissão Permanente de Educação e já propôs um Projeto de Lei que permite o repasse voluntário de verbas do governo federal para instituições de ensino Estaduais e Municipais.

Leia também1 Bolsonaro desmente Globo: "Vélez não foi demitido"
2 Maia e Guedes se reúnem para discutir a Previdência
3 No Twitter, usuários se unem e ridicularizam 'furo' da Globo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.