Leia também:
X ‘Temos duas doenças: o vírus e o desemprego’, diz Bolsonaro

Quem é o médico Nelson Teich, novo ministro da Saúde

Oncologista substitui Henrique Mandetta

Gabriela Doria - 16/04/2020 19h39 | atualizado em 17/04/2020 09h06

Nelson Teich, novo ministro da Saúde Foto: PR/Alan Santos

Nomeado para comandar o Ministério da Saúde, o oncologista Nelson Teich assume a pasta em meio à pandemia do novo coronavírus e é a aposta do presidente Jair Bolsonaro para minimizar os danos da doença na economia e na vida dos brasileiros.

Mas, afinal, quem é o escolhido do presidente para esta missão?

Nelson Luiz Sperle Teich é médico formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e com especialização em oncologia pelo Hospital de Ipanema e pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Carioca, ele morou a maior parte da vida na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Teich é conhecido de Jair Bolsonaro desde a campanha presidencial de 2018. Ele prestou consultoria como médico para a campanha de Bolsonaro e chegou a ser cotado para assumir a pasta no início do governo, mas perdeu para Henrique Mandetta, que tinha ao seu lado a experiência como médico e como político.

De perfil acadêmico, Teich sobressaiu aos olhos do presidente porque, além de médico, é especializado em Gestão da Saúde e acredita que a economia não pode ser tratada separadamente da doença. Ele também é mestre em Economia da Saúde, pela Universidade de York, no Reino Unido, e é formado em negócios e empreendedorismo pela Harvard Business School, duas qualidades consideradas fundamentais para assumir a pasta durante a pandemia.

Apesar de ter sido a escolha de Bolsonaro, Teich defende, assim como Mandetta, o isolamento horizontal, que é quando todas pessoas ficam em. Partidário do isolamento vertical, Bolsonaro acredita que apenas as pessoas nos grupos de risco devem se manter em casa durante a pandemia.

O Palácio do Planalto deve anunciar oficialmente a nomeação de Nelson Teich para o Ministério da Saúde ainda hoje.

Leia também1 'Temos duas doenças: o vírus e o desemprego', diz Bolsonaro
2 Teich diz ter "alinhamento completo" com Bolsonaro
3 Oncologista Nelson Teich é o novo ministro da Saúde

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.