Leia também:
X Letícia Almeida e família Pôncio depõem sobre agressão

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado

Senador é um dos mais jovens a assumir o comando da Casa

Camille Dornelles - 03/02/2019 12h15 | atualizado em 03/02/2019 12h17

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos, em uma sessão tumultuada. Sua ascensão representa uma vitória para os aliados do governo Jair Bolsonaro.

O novo presidente expressou seu desejo de “reunificar” a Casa e afirmou que não conduzirá os trabalhos com base no “revanchismo”.

– Os meus adversários terão, todos eles, de minha parte, pujante disposição para o diálogo e a cooperação. Todos serão tratados com a mais absoluta deferência e respeito – disse Alcolumbre em seu discurso inicial.

Além de ser novato no Senado e um dos mais jovens da história a chegar ao posto, outra curiosidade sobre Alcolumbre é de que ele se tornou o primeiro parlamentar judeu a assumir a presidência da Casa. Conheça mais do recém-eleito abaixo.

RELIGIÃO
O presidente do Senado é filho do mecânico José Tobelem e da empresária Julia Alcolumbre. A família Alcolumbre é descendente de judeus oriundos da Península Ibérica e do Marrocos.

Ela chegou ao Amapá em 1949, fugida da guerra e das perseguições. Junto com essa família, também vieram os Zagury, os Bemerguy, os Peres, os Benoliel, os Barcessat, e os Amar. A família de Davi se instalou na região através do comércio e segue a tradição judaica ortodoxa.

ATUAÇÃO POLÍTICA
Alcolumbre, de 41 anos, está em seu primeiro mandato no Senado, no quinto ano na Casa. Ele iniciou a carreira política como vereador em Macapá, capital do Amapá, mas deixou o cargo para assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2003.

Atuou como deputado até 2015 e depois foi para o Senado Federal. Lá, foi presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e se envolveu ativamente na discussão sobre a cassação do mandato do senador Aécio Neves (PSDB). Alcolumbre foi contra.

Leia também1 Senado elege Davi Alcolumbre como seu novo presidente
2 Ao estrear na tribuna, Arolde de Oliveira critica o Senado
3 No Senado, parlamentares suspeitam de fraude na urna

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.