Leia também:
X Ministro de Lula é vaiado ao citar presidente na Marcha para Jesus

Quem é Celso Sabino, cotado para o Ministério do Turismo

Deputado é aliado de Lira, próximo a Bolsonaro e tucano pró-Aécio, segundo jornal

Pleno.News - 08/06/2023 18h49 | atualizado em 08/06/2023 21h07

Celso Sabino Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) é cotado para substituir a deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), no Ministério do Turismo. Segundo informações do jornal O Globo, o parlamentar não esconde a proximidade com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nem o passado de alinhamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em caso de mudança no comando do ministério, Sabino assumiria pasta para atender a um pedido do líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento, da Bahia.

Celso Sabino é filiado ao União Brasil desde a fundação do partido, em 2022.

– Na última semana, [ele] foi favorável à MP dos Ministérios, pauta prioritária do Planalto, e também votou para chancelar o texto-base do arcabouço fiscal, cuja aprovação contou com a articulação de Lira na Câmara. No entanto, o parlamentar se alinhou à oposição na discussão do projeto que define um marco temporal para a demarcação de terras indígenas, uma das mais recentes derrotas do governo junto ao Congresso – reportou o jornal carioca.

O deputado também já teria se referido a Lira como “amigo irmão”, em uma publicação de 2022.

Em 2021, Sabino teve um cargo de destaque na Câmara. Ele foi responsável por presidir a Comissão Mista de Orçamento, que discutiu a proposta enviada pelo Executivo e realizou mudanças de olho em demandas das bancadas e do governo.

Antes do União Brasil, o parlamentar integrou o PSDB. Ele teve participação decisiva na rejeição dos pedidos junto à Executiva Nacional do partido tucano que queriam a expulsão de Aécio Neves, em 2019.

Em 2020, Sabino embarcou com Jair Bolsonaro para o Pará, a fim de participar da primeira etapa de inauguração das obras do Porto Futuro. Depois da solenidade, publicou nas redes uma foto em que aparece apertando a mão do, agora, ex-presidente.

Leia também1 Carlos Jordy protesta por medalha concedida a Felipe Neto
2 STF decide nesta sexta-feira quem ficará com vaga de Deltan
3 Jair Bolsonaro grava vídeo com elogios a Tarcísio: "Exemplo"
4 Sob pressão, Lula sinaliza com possível mudança de ministros
5 Ativista que subiu rampa com Lula diz que ele deve ser cobrado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.