Leia também:
X Pai de Henry homenageia o filho com tatuagem. Veja resultado!

Queiroga pede fiscalização dos repasses da Saúde para estados

Ministro publicou portaria que trata da fiscalização e cobrança de valores transferidos pelo Ministério da Saúde aos governos locais

Paulo Moura - 07/05/2021 15h08 | atualizado em 07/05/2021 15h47

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Foto: MS/Airton de Freitas

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, publicou uma portaria, nesta sexta-feira (7), que trata da fiscalização e cobrança de valores transferidos pela pasta a estados e municípios na modalidade fundo a fundo, o que inclui os recursos referentes à Covid-19.

A portaria 885/2021 toca justamente em um assunto que Bolsonaro tem abordado bastante durante a pandemia, que são as possíveis irregularidades no uso de repasses federais feitos aos governos locais na área da saúde. O presidente da República afirma que governadores têm utilizado os recursos enviados para o enfrentamento da pandemia inadequadamente em outras áreas.

Bolsonaro diz, por exemplo, que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), usou os valores para colocar em dia os salários de funcionários públicos, o que o tucano nega. A portaria divide a aplicação irregular de recursos federais em quatro categorias: desvio de objeto, desvio de finalidade, dano ou prejuízo ao erário e recebimento irregular.

O documento ainda determina que as secretarias finalísticas que tomarem conhecimento de alguma situação que configure ou potencialmente possa configurar tais hipóteses devem tomar medidas de apuração para cobrança administrativa e devolução dos valores.

Leia também1 Bolsonaro diz a senadores da CPI da Covid: "Não encham o saco"
2 Queiroga se posiciona contra quebra de patentes de vacinas
3 Queiroga anuncia audiência com embaixador chinês por insumos
4 CPI: "Claro que eu concordo", diz Queiroga sobre lockdown
5 Senador chama Renan Calheiros de "mentiroso" na CPI da Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.