Queiroga fala em “tirar de uma vez por todas as máscaras”
Ministro da Saúde não se comprometeu com um prazo, mas afirmou que toda a população deve ser vacinada até o fim do ano
Henrique Gimenes - 11/08/2021 15h04

Nesta quarta-feira (11), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse garantir que, até o final do ano, toda a população brasileira estará vacinada contra a Covid-19. Ele também afirmou que “poderemos tirar de uma vez por todas essas máscaras”.
A declaração vai ao encontro do posicionamento do presidente Jair Bolsonaro. Em julho, ele afirmou que Queiroga já estava “definindo percentual de vacinados para abolir máscaras“. A declaração do ministro ocorreu durante a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Distrito Federal (DF).
– Garanto a vocês, em nome do Bolsonaro, até o final do ano toda a população brasileira estará vacinada. Até o final do ano, poremos fim ao caráter pandêmico dessa doença no Brasil e vamos poder tirar de uma vez por todas essas máscaras, e desmascarar aqueles que, mesmo que nunca tenham usados máscaras, precisam ser desmascarados – explicou.
Em outro momento, no entanto, Queiroga ressaltou que o “fim das máscaras” irá depender do momento da pandemia.
– Não depende só do percentual da população vacinada, depende também do momento da pandemia. Se você tem uma situação como hoje, que sinaliza para uma redução de casos e de óbitos, e a gente avança na campanha de vacinação, é possível flexibilizar o uso de máscaras. Isso está acontecendo nos outros países – destacou.
Questionado sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras, o ministro disse não querer se comprometer com um prazo.
– Não quero me comprometer com prazo [para desobrigar uso de máscaras]. O contexto da pandemia é um contexto que temos que estar todos os dias verificando a situação epidemiológica do país. O objetivo número 1 é acelerar a campanha de vacinação – ponderou.
Leia também1 "Eleição se toma": Barroso diz que vídeo foi tirado de contexto
2 Vitamedic confirma aumento de 600% em vendas de ivermectina
3 Bolsonaro libera postos a vender qualquer marca de combustível
4 Bolsonaro: Enquanto vivo for, o voto auditável é nossa bandeira
5 PEC do voto: Bolsonaro diz crer em chantagem contra deputados