Leia também:
X Defesa de Eustáquio solicita anulação da prisão preventiva

Quadro de Maguito Vilela evolui; político já responde a estímulos

Prefeito eleito de Goiânia ainda está sedado, mas já consegue despertar por um tempo maior

Paulo Moura - 20/12/2020 15h30 | atualizado em 21/12/2020 11h34

Maguito Vilela Foto: Divulgação

Ainda internado e sedado para se recuperar da Covid-19, o prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), apresentou melhoras nos últimos dias e já tem momentos de despertamento com “tempo maior”, segundo informou neste domingo (20) o médico infectologista Marcelo Rabahi, que acompanha o tratamento.

Maguito segue internado em um leito de UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com o infectologista, o tratamento é balizado pela “continuidade” nos procedimentos de redução progressiva da sedação.

– A gente está progredindo na redução da sedação; a cada dia diminui mais. Já tem alguns períodos [em] que ele desperta. É um despertar ainda com pouca consciência, mas desperta para começar a fazer uns exercícios respiratórios – disse o especialista ao portal G1.

Rabahi também explicou que, apesar de estar praticamente inconsciente, Maguito já consegue acompanhar, dada às circunstâncias, os estímulos recebidos, o que é importante para a recuperação.

– Ele abre os olhos, consegue acompanhar alguns movimentos de quem está perto dele. Ele consegue fazer alguma interação com quem está perto. Cada vez que a gente o coloca nos despertares, ele começa a ter um ritmo da respiração mais próprio e menos dependente do ventilador – destaca.

O infectologista destaca que a retirada da sedação é avaliada “um dia após o outro” e que não é possível estipular ainda quando Maguito será retirado da condição.

– São vários medicamentos. A gente vai ajustando de acordo com a resposta. Diminui um; aumenta o outro. Por isso, tenho colocado no boletim que é uma redução gradual da sedação – completa.

Leia também1 Após sangramento pulmonar, Maguito tem redução de sedação
2 Maguito Vilela testa negativo para Covid, mas segue em UTI
3 Goiânia: Maguito se emocionou ao saber que foi eleito, diz filho
4 Em estado grave com Covid, Maguito Vilela vence em Goiânia
5 Quadro de Maguito volta a piorar e ele é intubado novamente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.