Leia também:
X Ministro da Secom confirma que Lula fará lives semanais

Publicada no Estadão, análise diz que Lula descumpriu promessas

Jornalista Daniel Weterman fez uma avaliação dos 100 primeiros dias de mandato do petista

Pleno.News - 10/04/2023 12h38 | atualizado em 10/04/2023 13h00

Lula ao lado de Fernando Haddad Foto: PR/Ricardo Stuckert

Em análise publicada no jornal O Estado de São Paulo nesta segunda-feira (10), o jornalista Daniel Weterman pontuou que o novo governo Lula (PT) chegou aos 100 dias de mandato sem aprovar nenhum projeto no Congresso, além de ter deixado de entregar promessas de campanha. O texto ainda aponta que o atual presidente elegeu o Banco Central como “alvo” e reverteu o marco do saneamento.

Segundo a avaliação do comunicador, as incertezas sobre a intenção do chefe do Executivo em zerar o déficit público em 2024 cresceram diante do atraso na apresentação do texto do arcabouço fiscal, e do adiamento para o segundo semestre de medidas fundamentais para elevar a arrecadação.

– Outras propostas centrais de Lula na campanha e na transição de governo ficaram pelo caminho, ou foram adiadas. Na lista de grandes projetos, o governo abriu mão de encaminhar uma nova reforma tributária, proposta que será encabeçada pelos parlamentares a partir dos textos que já estão no Congresso e que ainda não tem apoio para ser aprovada – assinala o jornalista.

Entre as promessas que não foram cumpridas está que o governo não instituiu o aumento real do salário mínimo, não elevou a isenção do Imposto de Renda, nem fez a correção na tabela. Em vez disso, “optou por recuperar programas antigos”, mas “foi criticado por não ter revisado o desenho desses benefícios e corrigido distorções”.

Conforme pontua a análise, Lula chega aos seus 100 primeiros dias de governo “sem uma marca”. Weterman finaliza apontando que o presidente tem afirmado que o Brasil crescerá além do que os “pessimistas” do mercado financeiro esperam, sem esclarecer, no entanto, como atingirá tal feito.

Leia também1 Cem dias do governo mostram Lula preso em sua própria bolha
2 PT quer homenagear criadores das urnas em sessão na Câmara
3 Valdemar Costa Neto sente mal-estar e é internado em Brasília
4 Lula visita áreas alagadas no MA e agradece pelas chuvas
5 Haddad quer Gabriel Galípolo na presidência do BC, diz colunista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.