Leia também:
X Coronel do Exército comenta operação militar no Rio

PTB recua e Cristiane Brasil não será ministra do Trabalho

Segundo o PTB, decisão visa proteger integridade da deputada. Ela afirmou ter sido alvo de machismo

Henrique Gimenes - 20/02/2018 19h00 | atualizado em 21/02/2018 12h59

PTB desiste de indicar Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho Foto: Divulgação

Apesar das inúmeras tentativas, a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) não será mais ministra do Trabalho. O presidente nacional de seu partido, Roberto Jefferson, que também é pai de Cristiane, afirmou, nesta terça-feira (20), que o PTB desistiu da indicação para “proteger a integridade de Cristiane e não deixar parada a administração do ministério”.

A declaração foi feita por meio de uma publicação no Twitter. Para Jefferson, o período em que Cristiane Brasil ficou impedida de assumir o cargo e teve notícias desfavoráveis sobre ela publicadas na imprensa foi um “período de caça às bruxas”.

– Diante da indecisão da ministra Cármen Lúcia (presidente do Supremo Tribunal Federal) em não julgar o mérito neste primeiro semestre, o PTB declina da indicação de deputada Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho. A decisão do partido visa proteger a integridade de Cristiane e não deixar parada a administração do ministério. Agradecemos ao presidente Michel Temer e aos companheiros do partido pelo apoio e respeito com Cristiane Brasil durante esse período de caça às bruxas – destacou.

O novo indicado do PTB para o comando do Ministério do Trabalho será Helton Yomura, que já ocupa o cargo interinamente. Ele deverá ser efetivado no comando da pasta.

Em nota, Cristiane Brasil lamentou não poder saber a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmou que segue pronta para “esclarecer todas as questões que foram levantadas a meu respeito, sem que eu tivesse direito ao devido contraditório, com a mesma amplitude, virulência e machismo com que muitas vezes fui atacada”.

Veja a íntegra da nota da deputada:

Não foi possível esperar a decisão da ministra Carmen Lúcia em julgar o mérito de minha indicação a ministra do Trabalho. Não pude assim, infelizmente, saber a decisão do STF a respeito de uma prerrogativa exclusiva do presidente da República garantida pela nossa Constituição. Prerrogativa essa que foi suspensa em primeira instância por uma ação, no meu entendimento, inconstitucional.

Sigo agora pronta para restabelecer e esclarecer todas as questões que foram levantadas a meu respeito, sem que eu tivesse direito ao devido contraditório, com a mesma amplitude, virulência e machismo com que muitas vezes fui atacada. Falarei ponto a ponto, em nome da minha dignidade, em respeito à minha família, amigos, eleitores e ao povo brasileiro que deseja saber a minha parte da verdade.

Gostaria, de coração, de agradecer àqueles companheiros do PTB que defenderam meu nome e que, agora, solidariamente, defendem minha integridade e trajetória política, na pessoa do meu líder Jovair Arantes e da companheira Marli Iglesias.

Agradeço aos meus advogados, amigos, apoiadores, anônimos e até os críticos, pois as críticas construtivas também me fizeram crescer e me tornaram mais forte.

Gostaria de agradecer também ao governo do presidente Michel Temer pela indicação e total apoio, em especial aos ministros Carlos Marun e Eliseu Padilha, além dos deputados Darcísio Perondi e Beto Mansur.

Meu eterno e especial agradecimento a meu grande amigo e inspiração para os momentos de maior alegria e de angústia, minha fortaleza, meu pai – Roberto Jefferson.

Sigo agora a defesa das minhas bandeiras, a saber, um envelhecimento digno para todos e uma justiça focada em mais trabalho para todos os brasileiros. Vamos em frente.

Cristiane Brasil

Deputada Federal

Leia também1 Padilha não descarta hipótese de Temer ser candidato
2 Ministro: 'Intervenção no Rio vai respeitar direitos'

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.