Leia também:
X Atos contra Bolsonaro fracassam e viram piada na web: “Fiasco”

PT vai ao STF para contra MP que altera o Marco Civil da Internet

Medida foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira

Henrique Gimenes - 07/09/2021 15h24 | atualizado em 07/09/2021 15h29

Supremo Tribunal Federal Foto: Divulgação/STF

Nesta terça-feira (7), o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a Medida Provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro que altera o Marco Civil da Internet. A sigla entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pedindo a suspensão imediata da medida.

A MP foi publicada nesta segunda-feira (6) e, de acordo com o governo, “objetiva conferir maior clareza às ‘políticas, procedimentos, medidas e instrumentos’ utilizados pelos provedores de redes sociais para cancelamento ou suspensão de conteúdos e contas”.

O texto define que, para que um conteúdo, ou uma conta de rede social, sejam cancelados, suspensos ou excluídos, passará a ser necessária a apresentação de “justa causa e motivação”. O direito de restituição do conteúdo publicado também deverá ser garantido ao usuário, se a medida for considerada injusta.

No entanto, o PT considera que a “medida tem o notório intuito de subverter a vontade do legislador infraconstitucional positivada no Marco Civil da Internet, com vistas ao favorecimento de usuários de redes sociais que extrapolam a liberdade de expressão e promovem a desinformação e o discurso de ódio”.

Na ADI, o partido aponta que a MP “se traduz em anseio autoritário do atual ocupante do cargo de Presidente da República” e aponta um “oportunismo de Bolsonaro. O partido também diz que o presidente tenta “desarticular o combate ao discurso de ódio e à propagação de fake news em notado benefício próprio”.

Leia também1 Fux aguardará fala de Bolsonaro em SP para decidir 'resposta'
2 Bolsonaro : "Judiciário pode sofrer aquilo que não queremos”
3 Globo faz cobertura tendenciosa dos atos e web detona a emissora
4 Por ordem de Moraes, PF detém ex-assessor de Trump no DF
5 Brasília é tomada pelo povo, que pede tribunal militar para o STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.