Leia também:
X Ministra Tereza Cristina anuncia pré-candidatura ao Senado

PT vai ao STF para governo ‘criar’ plano de vacinação de crianças

O partido quer que o governo Bolsonaro apresente o documento em 48 horas

Henrique Gimenes - 17/12/2021 17h18 | atualizado em 17/12/2021 17h54

Criança recebendo vacina na Itália Foto: EFE/EPA/Jessica Pasqualon

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a vacinação com imunizante anticovid de crianças entre 5 a 11 anos de idade no Brasil, o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu “entrar em ação”.

A sigla decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o governo federal a apresentar um plano de vacinação de crianças. A informação foi dada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Pela decisão da Anvisa, a vacina que será aplicada em crianças será diferente da utilizada em adultos e adolescentes. De acordo com o órgão, menores de 12 anos deverão receber doses com apenas um terço da quantidade aplicada no restante do público. Para isso, a Pfizer deverá produzir frascos diferentes para diferenciar os grupos, sendo usada a cor laranja para crianças e a roxa para adolescentes e adultos.

A ação que pede ao governo para apresentar um plano de imunização de crianças em até 48 horas foi apresentada ao STF pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde nos governos do PT.

No texto, o parlamentar aponta que “vários países [estão] vacinando suas crianças antes das festas de fim de ano, das férias etc., enquanto o Brasil nem se planejou para esse momento. Se tivéssemos um governo federal sério, o Ministério da Saúde estaria anunciando o calendário de vacinação. Por isto, mais uma vez, temos que recorrer ao STF para garantir vacina para nossas crianças”.

Leia também1 Anvisa autoriza uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos
2 Anvisa pede que crianças sigam em observação após vacina
3 Bolsonaro quer saber quem aprovou vacina para crianças
4 Servidores da Anvisa acusam Jair Bolsonaro de 'intimidação'
5 Queiroga fará audiência pública para avaliar vacina em crianças

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.