Leia também:
X Sérgio Camargo pede apuração contra Janones por injúria racial

PT usa fala de Bonner dizendo que Lula não deve nada à Justiça

Rede Globo demonstrou insatisfação e pediu para que peça publicitária seja retirada do ar

Thamirys Andrade - 30/08/2022 10h33 | atualizado em 30/08/2022 11h09

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista ao Jornal Nacional Foto: Reprodução/Print da TV Globo

A associação da imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a casos de corrupção é um tema que preocupa o Partido dos Trabalhadores. Como tentativa de contornar o problema, a legenda criou uma peça publicitária utilizando uma fala do jornalista William Bonner feita na sabatina realizada no Jornal Nacional, dizendo que o petista “não deve nada à Justiça”.

A sigla cortou, contudo, o trecho em que o âncora disse que houve corrupção na Petrobras e, que “segundo a Justiça, com pagamentos a executivos da empresa, a políticos de partidos, como o PT, como o então PMDB e o PP”. A edição causou insatisfação à Globo, que pediu ao partido para que a peça publicitária seja retirada do ar.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, o vídeo foi reproduzido cerca de 2,4 milhões de vezes no YouTube. Além disso, ele se encontrava na página oficial de Lula e já somava mais de 1 milhão de visualizações. O vídeo foi removido na noite desta segunda-feira (29).

Em tese, a veiculação do trecho da sabatina seria permitida pela Globo, pois a emissora fez um acordo com os quatro presidenciáveis que passaram pelo Jornal Nacional autorizando o uso de trechos da entrevista em propagandas eleitorais. Contudo, a emissora afirma que não esperava que houvesse edição.

– Na era das redes sociais, tudo o que vai ao ar é usado, sem possibilidade de controle. Diante disso, a pedido de todos os partidos, a Globo preferiu autorizar o uso, desde que fossem 30% do total da entrevista. Uma autorização de boa-fé, na suposição de que não haveria edição. Procurado pela Globo, o PT informou que a peça será retirada do ar – declarou a Globo por meio de nota.

Como parte dos esforços para desassociar o nome de Lula à corrupção, o PT ainda fez anúncios no Google para que o link de um texto da página oficial do ex-presidente apareça em primeiro lugar nas pesquisas por termos como “Lula corrupto” ou “Lula ladrão”.

Leia também1 PGR pede que apuração contra Jair Bolsonaro seja prorrogada
2 Alckmin: Privatizar Petrobras, BB e Caixa não é prioridade
3 Campanha decide que Bolsonaro irá aos próximos debates, diz site
4 Moraes mandou BC vasculhar finanças de empresários
5 Frota denuncia Piquet por valor doado à campanha de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.