Leia também:
X Filho de Lula vira auxiliar de deputado petista na Alesp

PT quer investigação de vídeo que exalta o governo militar

Gravação foi compartilhada pelo Palácio do Planalto no domingo

Henrique Gimenes - 02/04/2019 15h01 | atualizado em 02/04/2019 17h13

Vídeo divulgado pelo governo exalta o início do governo militar Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (1º), o Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou que entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) e na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão pedindo investigações sobre um vídeo comemorando os 55 anos do início do governo militar em 1964. A gravação foi compartilhada pelo Palácio do Planalto no domingo (31).

As bancadas do PT na Câmara e no Senado também pediram que seja instaurada uma “sindicância investigativa por parte da Controladoria-Geral da União, para que sejam apuradas as circunstâncias de produção e divulgação do vídeo, mediante, inclusive, identificação dos servidores responsáveis”.

O vídeo foi compartilhado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que também será notificado pela sigla.

Em nota, o PT aponta que a “produção e distribuição de vídeo em que o golpe de 1964 é retratado como benéfico à sociedade, ao distorcer os fatos, viola o direito à verdade e à memória de toda a sociedade, além de contradizer o dever do Estado de garantir que os crimes cometidos – principalmente aqueles sob legitimação estatal – sejam rememorados, em respeito às vítimas e para que erros semelhantes não se repitam”.

Nas imagens, o apresentador lembra o momento pelo qual passava o país e que havia “medo no ar”.

– Era, sim, um tempo de medo e ameaças, ameaças daquilo que os comunistas faziam onde era imposto sem exceção. Prendiam e matavam seus próprios compatriotas. Havia, sim, muito medo no ar, greve nas fábricas, insegurança em todos os lugares – explica.

Ele diz ainda que o Exército salvou o Brasil de virar um país comunista.

– Foi aí que, conclamado por rádios, jornais, rádios, TVs e, principalmente pelo povo na rua, povo de verdade, pais, mães, Igreja, que o Brasil lembrou que possuía um Exército Nacional. E apelou a ele. Foi só aí que a escuridão, graças a Deus, foi passando e se fez a luz. A bandeira verde e amarela voltou a tremular e o medo deu lugar à confiança no futuro. O Exército nos salvou, não há como negar. E tudo isso aconteceu num dia comum como o de hoje, um dia 31 de março – ressalta.

https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1112297862417797120

Ao final do vídeo, um narrador afirma que o “Exército não quer palmas e nem homenagem”, mas que apenas cumpriu o seu papel.

Leia também1 Cinemark é alvo de boicote e críticas de Eduardo Bolsonaro
2 Eduardo: Bolsonaro mudará embaixada 'antes' de 2022

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.