Leia também:
X Casal é preso após matar filho de 3 meses por chorar demais

PT quer homenagear criadores das urnas em sessão na Câmara

Partido fala em honrar os que contribuíram para o "fortalecimento da nossa democracia"

Pleno.News - 10/04/2023 11h23 | atualizado em 10/04/2023 11h58

Urna eletrônica Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

O Partido dos Trabalhadores (PT) está planejando realizar uma sessão solene a fim de homenagear os criadores e apoiadores das urnas eletrônicas utilizadas nas eleições brasileiras. De acordo com a legenda, a ideia é honrar aqueles que “contribuíram para o fortalecimento da nossa democracia” após os questionamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação ao sistema de votação.

– O sistema informatizado de voto no Brasil, com a utilização da urna eletrônica, tem sido alvo de críticas, fake news e desinformação, ao longo do tempo. Após as eleições de 2018, os ataques à utilização da urna eletrônica se intensificaram. A utilização da urna eletrônica, segura e auditável, foi colocada em dúvida até mesmo pelo presidente da República – diz o documento, segundo informações do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

Dentre os homenageados, estaria o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que, segundo o PT, contribuiu para a criação do modelo de votação.

O responsável por protocolar a proposta foi o deputado Alencar Santana (PT-SP), com apoio do também deputado Zeca Dirceu (PT-PR), líder da sigla na Câmara.

No passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já questionou a credibilidade das urnas e sugeriu comprovante impresso, tal como fez seu adversário 20 anos depois. Em 2002, quando ainda estava em pré-campanha, ele afirmou que “nada é infalível, só Deus”.

– Vamos pegar o que aconteceu aqui, quantas denúncias já foram feitas de defunto que vota, de cidades que têm mais eleitores do que habitantes – disse ele à época.

Questionada em julho de 2022 pela Folha de S. Paulo, a assessoria de Lula disse que a segurança das urnas já ficou comprovada.

– É uma matéria de 2002. Desde então ficou mais que provada a confiabilidade do sistema, que não tem questionamentos em toda a sua história. Os votos são registrados por urna e a soma de urnas pode ser checada – assinalou a equipe.

Leia também1 Valdemar Costa Neto sente mal-estar e é internado em Brasília
2 Lula visita áreas alagadas no MA e agradece pelas chuvas
3 José Dirceu defende 12 anos de governos aliados e Lula em 2026
4 Haddad quer Gabriel Galípolo na presidência do BC, diz colunista
5 MPF diz que Eduardo Campos recebia propina na Suíça

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.