Leia também:
X PL quer dar meia-entrada para mulheres em jogos de futebol

Campos Neto é alvo de pressão do PT para ir ao Congresso

Cúpula do partido discutiu o assunto em reunião realizada nesta segunda-feira

Pleno.News - 14/02/2023 07h22 | atualizado em 14/02/2023 11h25

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A cúpula do PT endureceu o discurso contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Em reunião realizada nesta segunda-feira (13), o Diretório Nacional do partido aprovou uma resolução que orienta as bancadas petistas na Câmara e no Senado a convocar Campos Neto para que ele preste esclarecimentos ao Congresso sobre o motivo de manter o patamar atual da taxa de juros.

Os dirigentes do PT não apenas endossam a pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o Banco Central para reduzir a taxa básica de juros (Selic), hoje em 13,75% ao ano, como avaliam que é preciso pregar a reorientação da política monetária e da meta de inflação.

Há na Câmara, atualmente, um requerimento de autoria do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) com um convite para Campos Neto ir ao Congresso.

A presidente do PT, deputada Gleisi Hofmann (PR), disse, porém, que o partido optou pela convocação, após acalorado debate sobre o assunto.

– Se ele pode dar entrevista ao Roda Viva, por que não pode prestar esclarecimentos sobre essa política de juros exorbitantes ao Congresso? – indagou Gleisi, numa referência à participação do presidente do BC na noite de segunda no programa da TV Cultura.

Durante a reunião do Diretório Nacional, houve uma polêmica referente à possibilidade de convocação do presidente do BC, uma vez que a instituição tem autonomia. O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), disse preferir um convite, que é um processo mais simples. Na convocação, a autoridade é obrigada a comparecer, justamente o que o PT sugeriu às bancadas.

*AE

Leia também1 PL quer dar meia-entrada para mulheres em jogos de futebol
2 PT intensifica ataque e quer convocar presidente do BC
3 PGR pede soltura de 12 pessoas presas pelos atos de 8 de janeiro
4 Justiça marca 1ª audiência entre Zanin e homem que o criticou
5 AGU quer a condenação de 3 empresas e 54 manifestantes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.