Leia também:
X Motta e Eduardo Paes são vaiados em evento com Lula no Rio

PT processa parlamentares por falas em CPMI do INSS

Partido de Lula diz que as declarações “não guardam relação com a função parlamentar”

Pleno.News - 15/10/2025 17h46 | atualizado em 15/10/2025 18h12

Parlamentares na CPMI do INSS Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com ações por danos morais contra cinco integrantes da CPMI do INSS, nesta terça-feira (15), na Justiça do Distrito Federal. O partido alega que os parlamentares fizeram declarações ofensivas à legenda e ao presidente Lula durante as sessões da comissão.

Os processos, assinados pelo presidente nacional do PT, Edinho Silva, pedem indenização de R$ 30 mil de cada réu. Foram acionados os deputados Luciano Zucco (PL-RS), Marcel van Hattem (Novo-RS), Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e os senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Jorge Seif (PL-SC).

Nas ações, o partido cita afirmações em que os parlamentares associam Lula e o PT a desvios de recursos do INSS e a tentativas de atrapalhar as investigações. Van Hattem, por exemplo, afirmou que o governo Lula seria liderado por “ladrões” e chamou o presidente de “ex-presidiário condenado por corrupção e lavagem de dinheiro”.

Izalci Lucas também é citado por dizer que “nunca viu tanta roubalheira como aconteceu com o Partido dos Trabalhadores”. Já Luciano Zucco teria acusado o governo de tentar impedir a criação da CPI para “investigar os roubos do INSS”.

Na petição, o PT argumenta que as declarações “não guardam relação com a função parlamentar” e “têm o único objetivo de macular a imagem e a honra” do partido e de seu líder.

O partido ainda rebate a tese de imunidade parlamentar, afirmando que, ao propagar “fatos sabidamente inverídicos” em uma comissão com ampla divulgação, os parlamentares cometeram “ato ilícito” passível de indenização.

Leia também1 Ministro de Lula volta a defender uso militar da energia nuclear
2 Motta e Eduardo Paes são vaiados em evento com Lula no Rio
3 Trump homenageia Charlie Kirk com Medalha da Liberdade
4 Lula critica eleitores do Rio e lembra governadores presos
5 "Haddad trata todo dia de agenda de aumento de impostos"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.