Leia também:
X Jornalistas estrangeiros que estão em Belém para COP são roubados

PT processa parlamentares por apelido “Partido dos Traficantes”

Entre os alvos da ação estão Nikolas Ferreira, Flávio Bolsonaro e Bia Kicis

Thamirys Andrade - 04/11/2025 11h31 | atualizado em 04/11/2025 11h58

Deputado Nikolas Ferreira Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O Partido dos Trabalhadores (PT) move um processo contra parlamentares que chamaram a sigla de “Partido dos Traficantes”, na esteira dos acontecimentos envolvendo a Operação Contenção, no Rio de Janeiro. Entre os congressistas alvos do processo estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Gustavo Gayer (PL-GO) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A legenda requer uma indenização de R$ 30 mil para cada parlamentar. Também pede R$ 10 mil contra perfis de direita nas redes sociais, que são alvos da ação.

Como argumento, o PT afirma que trata-se de um “uso desonesto e abusivo da imunidade parlamentar e da liberdade de expressão”, com o objetivo de “manipular a compreensão pública para mentir que o Partido dos Trabalhadores é apoiador, vinculado, associado ou de alguma forma defensor de traficantes”.

Segundo o partido, os parlamentares em questão usaram seu alcance nas redes sociais para promover uma campanha de “difamação”, e acrescentaram esperar que o Poder Judiciário afaste “do cenário do debate público o discurso vazio de conteúdo, sem qualquer ideia, proposta ou crítica fundada”.

Como já havia mostrado o Pleno.News, o partido ainda enviou uma notificação extrajudicial à rede social X após a disseminação de postagens que o ligam ao tráfico de drogas. A expressão ficou entre os assuntos mais comentados da plataforma no fim de semana.

Leia também1 PT notifica X por publicações que ligam partido ao tráfico de drogas
2 Jornalistas estrangeiros que estão em Belém para COP são roubados
3 Moraes cita condenação e risco de fuga e mantém Braga Netto preso
4 Lula e Janja se hospedam em iate de luxo durante a COP30
5 GloboNews: Áudio vaza ao vivo e expõe receio de jornalista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.