PT lança campanha defendendo mais impostos para “super-ricos”
Romeu Zema cria paródia com a campanha e faz sucesso entre opositores
Pleno.News - 28/06/2025 22h02 | atualizado em 30/06/2025 13h00

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou uma campanha nas redes sociais em que defende o aumento da cobrança de impostos de pessoas de alta renda, que chama de “super-ricos”. As peças foram feitas por inteligência artificial (IA).
Em vídeo publicado pelo PT pela primeira vez na quinta-feira (26), e repercutido nos dias seguintes por filiados e apoiadores, há uma representação de uma balança desproporcional. De um lado, diversas pessoas vestidas com uniformes ou roupas simples. Do outro, três homens vestindo terno e gravata.
– Para manter as contas equilibradas, o governo vai passar a taxar quem sempre pagou pouco ou quase nada. Os super-ricos. Bilionários, bancos e plataformas de apostas – diz a campanha.
Ainda há tentativa de emplacar o slogan: “Taxação BBB: bilionários, bancos e bets”.
As peças causaram reação na oposição. Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais e um dos nomes cotados à eleição presidencial de 2026, publicou uma paródia em resposta, substituindo os “super-ricos” por “Lula, Haddad e Janja”; a quem o mineiro chama de “governo”.
– De um lado, Lula, Haddad e Janja. E, do outro, o povo sendo esmagado – diz a narração, que também busca outro significado ao slogan petista: “É o BBB: mais um ‘blá-blá-blá’ do governo Lula”.
Na última quarta-feira (25), o Congresso derrubou o decreto do presidente Lula que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Desde então, o presidente e o governo têm apostado no discurso de que a medida seria uma forma de “justiça tributária”.
Como mostrou a Coluna do Estadão, Lula, os ministros do PT e a cúpula do partido não vão baixar o tom contra o Congresso A avaliação predominante entre os aliados fiéis do presidente foi que, apesar da derrota na pauta, o governo venceu o debate público nas redes com o discurso de pobres x ricos. E a ordem é aumentar essa polarização.
Petistas lançaram pelo menos três hashtags sobre o tema nos últimos dias: “Ricos paguem a conta”; “Congresso inimigo do povo” e “Haddad tem razão”. Essa última é referência à entrevista do ministro da Fazenda à TV Record. No trecho que viralizou, Haddad questiona o aumento da carga tributária e diz que o governo está fazendo justiça social.
Na quinta-feira, Lula também publicou uma história em quadrinhos para defender que o governo federal não está aumentando impostos, mas fazendo “justiça tributária” ao cobrar mais dos mais ricos. O material também foi divulgado pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja.
Assista:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
*AE
Leia também1 Bolsonaro: “Ninguém tem dúvida que o alvo sou eu”
2 Câmara fará audiência sobre gastos de R$ 1 bilhão para COP 30
3 Governo do RS alerta população para deixar áreas de risco
4 Passageiros em avião fazem fila para tirar foto com Bolsonaro
5 Moraes vota por 17 anos de prisão a réu que sentou em sua cadeira