Leia também:
X PL cancela 40 mil inscrições para convenção de Bolsonaro

PT e PDT pedem remoção de vídeo de Bolsonaro e diplomatas

Na reunião, presidente questionou sistema eleitoral brasileiro

Thamirys Andrade - 20/07/2022 13h33 | atualizado em 20/07/2022 14h17

Reunião de Bolsonaro e diplomatas Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O PDT e PT entraram com representações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo para que o vídeo da reunião do presidente Jair Bolsonaro (PL) com diplomatas, ocorrida na segunda-feira (18), seja removido das redes sociais. Na ocasião, o chefe do Executivo levantou dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral brasileiro e criticou ministros da Corte.

No documento enviado ao TSE, o partido de Ciro Gomes (PDT) afirma que o líder brasileiro atacou a “integridade do sistema eleitoral através de fake news”. A sigla ainda pede que a instituição multe Bolsonaro em R$ 25 mil por propaganda eleitoral antecipada, por entender que “o ataque à Justiça Eleitoral e ao sistema eletrônico de votação faz parte da sua estratégia de campanha”.

– Não se pode permitir que, sob as vestes da liberdade de manifestação, se promovam acintes à integridade do processo eleitoral e ao sistema eletrônico de voto, com a veiculação de fatos sabidamente inverídicos e que tenham potencial lesivo para abalar a normalidade do pleito eleitoral que se avizinha – assinalou o PDT no documento.

Em sua representação, a legenda do ex-presidente Lula corrobora com a visão do PDT, e também pede que seja aplicada multa de igual valor, além da remoção dos conteúdos, que se encontram no YouTube, Instagram e Facebook.

– É nítida a propagação de desinformação com o objetivo de realizar propaganda irregular, o que representa verdadeira ameaça à lisura do pleito que se aproxima, tendo em vista a capacidade de influir diretamente na escolha das eleitoras e dos eleitores ao afetar sua liberdade de conhecimento, o que exige reprimenda exemplar desta Justiça Especializada, de modo a proteger o pleito que se avizinha da insegurança repetidamente instaurada pelo Representado – afirmam os petistas.

Leia também1 PT aciona TSE contra Bolsonaro por novos posts envolvendo PCC
2 Zambelli denuncia tentativa de sabotar convenção de Bolsonaro
3 Ciro oficializa candidatura em convenção nesta quarta-feira
4 Diferença entre Lula e Bolsonaro diminui nos 4 maiores estados
5 Sargento da Marinha, Alison dos Santos é campeão mundial

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.