Leia também:
X Saiba o que significa o Manual de Mobilização Militar da Defesa

PT defende criação de moeda única para América Latina

Declaração foi dada pelo ex-chanceler de Lula, Celso Amorim

Marcos Melo - 07/12/2022 11h38

Lula e Haddad Foto: EFE/Fernando Bizerra

O ex-chanceler de Lula (PT), Celso Amorim, concedeu entrevista ao Globo, nesta terça-feira (6), e alinhado ao discurso do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou que enxerga com bons olhos a ideia de criar uma moeda única para a América Latina. Segundo ele, a pauta envolve diretamente o futuro ministro da Fazenda, cujo nome mais cotado para o cargo é Fernando Haddad (PT). O ex-prefeito paulistano é defensor da proposta.

– Acho uma ideia boa. Temos de retomar o espírito integracionista e acho que essa é uma força que pode nos ajudar muito – declarou Amorim.

A criação de uma moeda única para a América Latina foi defendida por Lula durante a campanha eleitoral como forma de reduzir a dependência do Brasil e demais países sul-americanos do dólar.

Com a ventilação do nome de Haddad ao ministério da Fazenda, a proposta ganhou força. Em abril deste ano, o ex-ministro da educação escreveu um artigo com Gabriel Galípolo, economista e ex-presidente do banco Fator, defendendo que os países da América do Sul ampliariam sua soberania com moeda compartilhada com maior liquidez internacional.

– A criação de uma moeda sul-americana é a estratégia para acelerar o processo de integração regional, constituindo um poderoso instrumento de coordenação política e econômica para os povos sul-americanos. É um passo fundamental rumo ao fortalecimento da soberania e da governança regional, que certamente se mostrará decisivo em um novo mundo – escreveram no artigo publicado pela Folha de S.Paulo.

Leia também1 Flávio Bolsonaro afirma que golpe militar nunca foi cogitado
2 Equipe de Lula diz que não há orçamento para livros didáticos
3 STF julga se emendas de relator são constitucionais
4 "O PT está ao seu lado", diz Gleisi a Kirchner após condenação
5 Após condenação, Kirchner diz que não será candidata a nada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.