Leia também:
X Menina de 4 anos “entrega” pai e tio por tráfico de drogas

PT decide que não vai apoiar abertura da CPI da Petrobras

Partido deve formalizar nesta terça-feira a decisão de se opor ao colegiado

Paulo Moura - 21/06/2022 10h37 | atualizado em 21/06/2022 14h02

Gleisi Hoffmann, presidente do PT Foto: PT/Ricardo Stuckert

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados deve formalizar, nesta terça-feira (21), a decisão de se opor à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras. A instalação do colegiado tem sido defendida pelo presidente Jair Bolsonaro em meio a um novo aumento no preço dos combustíveis.

O posicionamento contrário da sigla à instalação do colegiado foi confirmado tanto pelo líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), quanto pela própria presidente nacional do partido, a também deputada federal Gleisi Hoffmann (PR).

– Eu não apoio a CPI e o PT também não apoia – declarou Gleisi.

Na noite desta segunda-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a abertura da CPI. Em conversa com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo falou sobre a articulação para instalar o colegiado e classificou a alta recente no preço dos combustíveis como um “abuso”.

– Eu estou acertando uma CPI da Petrobras. “Ah, você que indicou o presidente”. Sim, mas eu quero uma CPI. Por que não? Se não deve nada, investiga o cara – declarou.

O presidente Bolsonaro ainda apontou que a atuação do governo federal para controlar o preço dos combustíveis tem um “forte apoio” do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Nesta segunda, Lira afirmou que não trabalhará para impedir a instalação de uma CPI contra a empresa.

– Os partidos estão, cada um, com seu convencimento para dar respaldo ou não a esse pedido. CPI é algo lícito, normal. Com relação a isso, temos o regimento a cumprir – disse.

Leia também1 Jair Bolsonaro volta a defender abertura de CPI da Petrobras
2 TRE-SP julga domicílio eleitoral de Tarcísio nesta terça-feira
3 Musk reitera haver questões 'não resolvidas' na compra do Twitter
4 Ministério da Justiça realiza operação contra pirataria digital
5 Ministro afirma que vai indicar militares que fiscalizarão urnas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.