CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Formação de ‘ciclone bomba’ provoca tempestades no Sul

PT aproveita fim do foro privilegiado e processa Moro

Ação é motivada por vazamento de conversa entre Lula e Dilma

Pleno.News - 30/06/2020 22h03 | atualizado em 30/06/2020 22h13

Ex-ministro da Justiça, Sergio Moro Foto: Estadão Conteúdo/Ernesto Rodrigues

Com o fim do foro privilegiado de Sergio Moro, o Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou ao Ministério Público do Paraná a abertura de um processo contra o ex-ministro. A intenção é responsabilizá-lo pelo vazamento, ocorrido em março de 2016, de conversas entre os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

Na época do vazamento, Moro era juiz da Operação Lava Jato. Segundo a revista Veja, o PT alega que Moro agiu com dolo a fim de afetar o núcleo do partido.

– Como consequência, o clima de instabilidade política no país foi profundamente agravado, pois o modo como foram divulgados (por Moro) as conversas privadas e a interpretação que lhes foi dada (pelos investigadores) sugeria alguma conduta ilícita dos ex-presidentes – defende o processo.

Segundo a Veja, a divulgação da conversa entre os líderes petistas acabou com a chance de Lula se tornar ministro de Dilma. Com isso, o ex-presidente ficou sem foro privilegiado.

A ação foi apresentada pelo secretário-geral do partido, o deputado federal Paulo Teixeira (SP). Outros cinco advogados assinaram a notícia-crime apresentada ao MP pelo partido.

Leia também1 Gilmar vai julgar ação sobre foro privilegiado de Flavio
2 Bolsonaro ordena devassa em currículos de candidatos ao MEC
3 Bolsonaro libera fundo de R$ 160 mi a asilos na pandemia
4 Novo cotado para o MEC tem apoio de Onyx e Weintraub

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo