Leia também:
X Ex-ministro Walter Braga Netto se filia ao PL em “ato secreto”

PT aciona o TSE para tentar remover outdoors contra Lula

Partido alegou que tais conteúdos caracterizariam propaganda eleitoral antecipada

Paulo Moura - 14/04/2022 11h15 | atualizado em 14/04/2022 11h28

Outdoor contra Lula em Divinópolis Foto: Reprodução/YouTube

O Partido dos Trabalhadores (PT) ingressou com três representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) questionando a instalação de outdoors contra o ex-presidente Lula instalados em Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso. Na opinião da sigla, tais conteúdos caracterizariam propaganda eleitoral antecipada, já que a instalação de painéis é proibida.

Um dos outdoors foi instalado em Divinópolis (MG) com os dizeres: “Nós aqui odiamos este ladrão comunista. Fora, maldito”. Já na cidade de Imperatriz (MA), o ex-presidente é chamado de “traidor da pátria”, enquanto em Rondonópolis (MT) o termo usado é “bandido”.

– Pela leitura dos outdoors, identificam-se os elementos que comprovam a propaganda antecipada negativa, tendo em vista que a mensagem incute na mente do eleitor que Luiz Inácio Lula da Silva seria “ladrão”, acusação que, além de inverídica, atinge sua honra e imagem pública – alega o PT.

As representações apresentadas pela sigla à Corte eleitoral são assinadas pelos advogados Cristiano Zanin, Eugênio Aragão, Valeska Zanin Martins, Angelo Longo Ferraro, Maria de Lourdes Lopes, Victor Lugan, Marcelo Winch Schmidt, Eduarda Quevedo e Maria Eduarda Praxedes Silva.

– O teor da mensagem propagandeada representa uma violação aos direitos de personalidade do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, com dizeres ofensivos tal como “ladrão” e “maldito”. Isto é, em nada contribui com o debate eleitoral, restringindo-se apenas ao campo das ofensas e disseminando o discurso de ódio que representa uma verdadeira ameaça à democracia – diz a representação.

Além da retirada dos outdoors, o PT ainda pede que o TSE multe os responsáveis pelas instalações em até R$ 25 mil. O caso em questão foi distribuído para a ministra Cármen Lúcia. Em fevereiro deste ano, o ministro Raul Araújo, também do TSE, rejeitou uma representação do PT contra outdoors favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (PL) instalados em diversos estados.

Leia também1 Após 16 anos, Fabiana Karla deixa elenco fixo da Rede Globo
2 Rússia faz ameaça nuclear contra adesão da Suécia e Finlândia à Otan
3 Ex-ministro Walter Braga Netto se filia ao PL em "ato secreto"
4 Bilionário Elon Musk faz oferta para comprar 100% do Twitter
5 Morre a mãe da jovem brasileira presa por tráfico na Tailândia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.