Leia também:
X PT aprova nome de Alckmin para compor chapa com Lula

PSOL quer convocar Augusto Heleno após sigilo de Bolsonaro

Bancada do partido na Câmara preparou um pedido de convocação do ministro do GSI

Henrique Gimenes - 13/04/2022 20h13 | atualizado em 14/04/2022 10h35

Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, ao lado do presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Carolina Antunes

Nesta quarta-feira (13), a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados apresentou um pedido de convocação para o ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A medida ocorre após a pasta decretar um sigilo de 100 anos a dados sobre encontros que o presidente Jair Bolsonaro teve com pastores que teriam influência sobre o Ministério da Educação (MEC).

Em resposta ao jornal O Globo, o GSI disse que as informações sobre os encontros teriam um caráter sigiloso e poderiam comprometer a segurança do presidente. O pedido do jornal foi feito por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Para a bancada do PSOL na Câmara, no entanto, é “flagrante que tal postura viola o dever de transparência, corolário do princípio republicano, moralidade e legalidade, alicerces para que as instituições trabalhem no sentido de formular e executar políticas públicas com o objetivo de concretizar os valores constitucionais, vedando que o poder público seja cooptado para agir apenas para a proteção do presidente da república e seus aliados”.

A suposta influência de pastores no MEC surgiu após áudios divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo mostrarem o então ministro da Educação, Milton Ribeiro, falando sobre o tema. A gravação trouxe o que seriam dois pastores, Gilmar Santos e Arilton Moura, influenciando o repasse de verbas do MEC. Além disso, Ribeiro ainda disse, no áudio, que a medida era um pedido do presidente Jair Bolsonaro.

O pedido do PSOL pode ser visto aqui.

Leia também1 Bolsonaro diz a seguidor que questionou sigilos: ‘Em 100 anos saberá’
2 PT aprova nome de Alckmin para compor chapa com Lula
3 Bolsonaro sobre Doria: "Usou meu nome para se eleger"
4 Bolsonaro reage a publicação sobre aborto no Brasil
5 Pesquisa traz distância de Lula sobre Bolsonaro em "queda livre"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.