Leia também:
X STF considera inconstitucional pagamento do salário-esposa

PSOL pede cassação do mandato da senadora Damares Alves

Sigla alega que a senadora teria usado a máquina pública para promover uma política "etnocida e racista" contra os indígenas

Paulo Moura - 09/02/2023 11h39 | atualizado em 09/02/2023 15h58

Senadora Damares Alves Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados apresentou, nesta quinta-feira (9), um pedido de cassação contra a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A solicitação foi enviada pelos parlamentares ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. O documento é assinado pelos 13 deputados federais da sigla e pelo presidente do partido, Juliano Medeiros.

Na representação, o PSOL alega que, enquanto ministra, Damares teria usado a máquina pública para promover uma política “etnocida e racista” contra os indígenas, em especial os yanomamis. A sigla também acusa a senadora de perpetrar, junto ao ex-presidente da Funai, Marcelo Xavier, e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma “política de morte”.

– Em vez de promover uma ação articulada em defesa da vida, agiu com descaso e ausência de medidas em proteção aos povos indígenas, impõe-se a abertura do processo disciplinar e, ao fim do processo, a cassação de seu mandato – diz o documento.

No pedido, a bancada psolista pede também que sejam colhidos, em caso de eventual processo de cassação, os depoimentos do ex-presidente Jair Bolsonaro, do ex-ministro do Meio Ambiente e deputado Ricardo Salles (PL-SP), do ex-ministro da Saúde e deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ) e do responsável pela Funai no governo anterior, Marcelo Xavier.

Leia também1 Joe Biden reitera que não quer conflitos com a China após balão
2 Deltan quer Comissão Especial da Prisão em 2ª Instância
3 Moro pede desarquivamento de projeto de prisão em 2ª instância
4 Celina: Governo federal também falhou em 8 de janeiro
5 TRE indica "controvérsia" em gastos de ministro de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.