Leia também:
X Câmara aprova PL que obriga cobertura de tratamento de câncer em casa

PSOL pede cassação de Ricardo Barros por quebra de decoro

Partido citou as acusações feitas pelo deputado federal Luis Miranda

Pleno.News - 01/07/2021 20h48 | atualizado em 01/07/2021 21h36

Deputado Ricardo Barros Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

O PSOL pediu nesta quinta-feira (1º), a abertura de um processo disciplinar no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Casa Legislativa, por quebra de decoro parlamentar.

O partido cita as acusações feitas pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e pelo irmão do parlamentar, Luis Ricardo Miranda, que é chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, de corrupção no contrato para compra da vacina indiana Covaxin. Eles afirmam que o presidente Jair Bolsonaro atribuiu as suspeitas de irregularidades envolvendo as negociações para aquisição do imunizante a um ‘rolo’ do líder do governo na Câmara.

O PSOL lembra que Barros foi autor da emenda que abriu caminho para a aprovação da importação da Covaxin ao incluir a agência de saúde indiana no rol de órgãos sanitários internacionais aptos a substituírem o registro Anvisa para compra de doses.

“Para além de ter designado para o cargo a servidora que deu o aval para o pagamento da Covaxin, o Representado é o autor da emenda que viabilizou a importação da vacina”, diz um trecho do pedido.

O documento lembra ainda que o empresário Francisco Maximiano, um dos sócios da Precisa Medicamentos, que intermediou a compra da Covaxin, também é presidente da Global Saúde. A Global já foi alvo de uma ação por supostas irregularidades em contrato com o Ministério da Saúde em 2018, quando Ricardo Barros comandava a pasta.

Na avaliação da bancada do PSOL, o deputado deve perder o mandato. Isso porque estaria usando o cargo em favor de interesses privados.

“Além das condutas que geraram evidente quebra de decoro parlamentar, no âmbito legislativo, o Representado também incorreu, entre outros, nos tipos penais de advocacia administrativa, prevaricação e corrupção, previstos no Código Penal, uma vez que ele estaria utilizando o cargo para a defesa de seus próprios interesses”, afirmam os parlamentares de oposição.

Ricardo Barros nega envolvimento no contrato para compra da vacina indiana. Depois que as suspeitas foram levantadas, o deputado disse que ‘não há dados concretos ou mesmo acusações objetivas’ contra ele. Também disse que a emenda à Medida Provisória que viabilizou a importação da Covaxin teve contribuição de outros oito parlamentares.

*AE

Leia também1 RJ: Grávidas que tomaram AstraZeneca receberão Pfizer na 2ª dose
2 Bolsonaro: 'Quero ver a reação da imprensa com a CPI'
3 Variante Delta reacende debate sobre uso de máscaras nos EUA
4 Rio: Paes quer aplicar 3ª dose da vacina contra Covid em idosos
5 São Bernardo do Campo coloca no fim da fila quem escolhe vacina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.