Leia também:
X Mulher é suspeita de matar o companheiro em Salvador

PSL abre processos que podem expulsar 20 deputados da sigla

Medida ocorre após parlamentares decidirem apoiar Arthur Lira para a presidência da Câmara

Pleno.News - 12/01/2021 17h50 | atualizado em 12/01/2021 18h10

PSL pode expulsar 20 deputados Foto: Reprodução

O vice-presidente do PSL, deputado Junior Bozzella (SP), disse que a Executiva Nacional do partido acatou, por unanimidade, abrir processos contra 20 parlamentares, que podem ser expulsos da legenda. A decisão foi tomada nesta terça-feira (12), em uma reunião, em Brasília.

Essa não é a primeira vez que o PSL abre processo de expulsão. No ano passado, o partido já tentou expulsar dissidentes, mas desistiu e apenas suspendeu 17 parlamentares. Desta vez, a acusação contra os parlamentares foi reforçada pela adesão à candidatura de Arthur Lira (PP-AL) na eleição para a presidência da Câmara. Oficialmente, a legenda apoia Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa.

– Não há cabimento dar atestado de boa conduta para infratores; contra fatos não há argumento. Esses deputados são reincidentes, porque eles feriram o estatuto do partido – disse Bozzella.

O grupo de parlamentares já havia sido notificado por ter apoiado candidatos adversários nas eleições municipais. A adesão à campanha de Lira, na avaliação da cúpula do partido, foi a “gota d’água”.

O novo embate ocorreu após Vitor Hugo, ex-líder do presidente Jair Bolsonaro na Câmara, divulgar uma lista assinada por 32 dos 52 deputados do PSL em favor de Lira. O deputado disse que os parlamentares não aceitam participar do bloco de Baleia Rossi, que inclui partidos de esquerda.

Agora, depois da decisão da Executiva, o Conselho de Ética do PSL deve emitir um parecer e notificar os deputados acusados de infidelidade partidária. Eles terão um prazo de cinco dias para apresentar a defesa. Caso sejam expulsos, os parlamentares não perdem seus mandatos nem o direito de votar na eleição da Câmara, mas ficam sem recursos (como os do fundo eleitoral e partidário) e sem vaga em comissões da Casa.

Partido que deu abrigo a Bolsonaro nas eleições de 2018, o PSL enfrenta uma sucessão de brigas internas desde que o presidente deixou suas fileiras, há pouco mais de um ano. Por causa da disputa entre Bolsonaro e Luciano Bivar – presidente nacional da sigla -, 17 dos parlamentares que agora podem ser expulsos já estavam suspensos. Além de Eduardo Bolsonaro (SP), a lista inclui Major Vitor Hugo (GO), Bia Kicis (DF) e Carla Zambelli (SP).

*Estadão

Leia também1 Aliados de Bolsonaro são os mais influentes nas redes sociais
2 "Estado é laico, mas o presidente e seu ministério são cristãos"
3 Bolsonaro: “Só Papai do céu me tira daqui; mais ninguém”
4 Eduardo Bolsonaro coloca foto de Trump no perfil do Twitter
5 PT 'ameaça' Rossi por 'descartar' impeachment de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.