Leia também:
X Randolfe também ganha vaga na equipe de transição do governo

PSDB diz a Alckmin que não fará parte da base de apoio de Lula

Partido também rejeitou participar do governo com cargos

Thamirys Andrade - 10/11/2022 10h48 | atualizado em 10/11/2022 11h11

Geraldo Alckmin Foto: Ricardo Stuckert/PT

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, disse ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que a legenda não fará parte da base de apoio da gestão Lula (PT), tampouco participará da novo governo com cargos. A sigla, porém, firmou compromisso com a estabilidade e apoio a pautas de interesse tucano. A posição foi anunciada durante reunião a convite do ex-tucano.

Segundo Araújo, a conversa na ocasião foi “republicana” e incluiu o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o atual governador do estado, Ranolfo Júnior, além do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

– Confirmamos a posição de que não faremos parte da base de apoio do governo do PT muito menos participar com cargos, mas teremos atitude de compromisso com a estabilidade e a governabilidade. Uma posição comprometida com o processo democrático e apoiando as bandeiras que nós acreditamos – explicou Araújo, em entrevista à Folha de S.Paulo.

Ao ser questionado se ele teria usado a palavra “oposição” durante a conversa, Araújo disse que não, pois ainda não há uma “construção definitiva”. Segundo ele, é necessário ouvir a executiva do partido.

– Já ouvimos as bancadas e outros líderes, desde ontem temos feito conversas num grau mais intenso. E há uma posição já clara de que o PSDB não será base do governo do PT. Essa discussão ainda está sendo aprofundada. Até que ponto o PSDB terá uma posição de independência em relação ao governo, sem qualquer ocupação de cargos, ou até onde eventualmente isso vai a uma própria oposição democrática e responsável – ponderou.

Leia também1 Moraes manda para Justiça do RJ investigação sobre Jefferson
2 Flordelis: Quatro testemunhas depõem no 3° dia de julgamento
3 PGR pede arquivamento de mais 3 investigações contra Bolsonaro
4 Equipe de transição já tem 12 ex-ministros de Lula e Dilma
5 Presidente Bolsonaro nomeia novo ministro substituto do TSE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.