Leia também:
X DPVAT: Seguradora recebeu 386 mil pedidos de restituição

PSDB critica Lula e lembra quando petista elogiou Hitler

Partido comparou o ex-presidente a Roberto Alvim, demitido por Jair Bolsonaro nesta sexta-feira

Pleno.News - 17/01/2020 15h34 | atualizado em 17/01/2020 15h58

Ex-presidente Lula Foto: Agência Brasil/Fernando Pozzebom

Em meio à demissão de Roberto Alvim, agora ex-secretário de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, após ele ter parafraseado o ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels, em um discurso, a conta oficial do PSDB relembrou nesta sexta-feira (17) uma entrevista em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou admirar Adolf Hitler.

O partido compartilhou reportagem do jornal Folha de S.Paulo que cita a entrevista. A declaração de Lula foi dada à revista Playboy e preocupou o comando da campanha presidencial do PT daquele ano. Na postagem, acompanhada da reportagem, o PSDB escreveu: “A admiração pelo nazismo não é exclusividade de alguns da cúpula desse governo…”, em referência à gestão Bolsonaro.

Na época, quando questionado pela Playboy sobre quais líderes admirava, Lula citou figuras como Tiradentes, Gandhi, Che Guevara, Fidel Castro e Mao Tsé-tung. Sobre Hitler, disse que “mesmo errado”, tinha aquilo que ele admirava em um homem: “O fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer”.

Questionado pela Folha de S.Paulo em 1994, Lula disse desconhecer a entrevista na Playboy.

Trecho de entrevista de Lula à Playboy

Na manhã desta sexta-feira, a Secretaria Especial da Cultura informou por sua assessoria de imprensa que Alvim foi demitido do cargo. A exoneração acontece após Alvim parafrasear Goebbels em um vídeo divulgado no dia anterior sobre o lançamento do Prêmio Nacional das Artes.

– A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional […], ou então não será nada – afirmou Alvim.

Em maio de 1933, Goebbels, então ministro da Propaganda da Alemanha nazista, disse: “A arte alemã da próxima década será heroica, […] será nacional […], ou então não será nada”.

Roberto Alvim fez pronunciamento semelhante ao do nazista Goebbels Foto: Reprodução

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), classificou a fala de Alvim como inaceitável.

– O secretário da Cultura passou de todos os limites. É inaceitável. O governo brasileiro deveria afastá-lo urgente do cargo – disse.

Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, também condenou o discurso de Alvim, considerando-o “acintoso, descabido e infeliz”.

Depois que a exoneração do secretário de Cultura veio a público, o presidente Bolsonaro afirmou em redes sociais que Alvim fez um “pronunciamento infeliz” e, “ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência”.

*Folhapress

Leia também1 "Dei minha vida por esse projeto de governo", diz Alvim
2 Bolsonaro repudia nazismo e diz que Alvim foi "infeliz"
3 Saiba quem foi Goebbels, cujas frases foram usadas por Alvim

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.