Leia também:
X Moraes rejeita transferência de Roberto Jefferson a hospital

Projeto na Câmara quer tornar hediondo o crime de “LGBTcídio”

Comissão de Direitos Humanos promoveu audiência para tratar sobre o texto

Pleno.News - 17/05/2023 21h52 | atualizado em 18/05/2023 12h05

Audiência na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Foto: Billy Boss /Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (17), a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para debater sobre o Projeto de Lei 7292/17, que considera o LGBTcídio como homicídio qualificado e o classifica como crime hediondo.

De acordo com o texto, que foi batizado de Lei Dandara, será considerado LGBTcídio todo homicídio cometido contra homossexuais e transexuais que tenha como motivação a discriminação por sexualidade ou identidade de gênero.

O texto foi apresentado pela deputada Luizianne Lins (PT-CE) que presidiu a audiência com representantes de grupos em defesa dos direitos LGBT, entre eles Toni Reis, da Aliança Nacional LGBTI+.

Além dele, também foram convidados a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat; o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena; o promotor de Justiça do Ceará Marcus Renan; e outros.

A autora do projeto defendeu a aprovação deste citando a questão de violência contra a população LGBTQ+. Ela ainda citou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que enquadra as práticas de homofobia e de transfobia no conceito de racismo previsto na Lei 7.716/89.

– O Brasil é um dos países que mais matam e desrespeitam os direitos da população LGBTQIA+ no mundo – declarou ela ao defender o projeto.

LEI DANDARA
A proposta foi batizada de Lei Dandara em referência ao assassinato da travesti Dandara dos Santos, espancada e morta a tiros em Fortaleza (CE), em 2017.

Leia também1 Caçada a quadrilha ligada ao PCC termina com 18 mortos
2 Atriz faz novo desabafo após rompimento com a mãe
3 Corregedoria da Câmara vai analisar cassação de Deltan
4 Morre, aos 63 anos, o prefeito de Palestina de Goiás
5 Paciente tem direito a receber canabidiol da União, diz STJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.