Leia também:
X Explosão de gás destrói prédio em Campos do Jordão

Projeto na Câmara pode proibir a postagem de alguns versículos bíblicos nas redes sociais

Um dos pontos sensíveis do projeto é a criação de um conselho para verificar o conteúdo que é publicado em plataformas como Instagram, Facebook, Twitter e outros

Leiliane Lopes - 23/04/2023 14h57 | atualizado em 24/04/2023 19h29

Censura Foto: Pexels

Nos próximos dias, a Câmara dos Deputados deve votar o Projeto de Lei 2630/2020 que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Alguns pontos do projeto, porém, são polêmicos por dar permissão para que algumas publicações sejam censuradas, incluindo versículos bíblicos.

A Frente Parlamentar Evangélica, por intermédio de seu presidente, deputado federal Eli Borges (PL-TO), fez um alerta de que o projeto pode trazer grandes problemas para a comunidade religiosa.

Eli Borges pede aos deputados cristãos que se juntem para fazer alterações no texto para que ele não gere censura para os cristãos.

– Se votarmos o PL 2630/2020 como ele está, nós não poderemos mais, usando as redes sociais, pregar alguns versículos da Bíblia – declarou ele.

Entre os versículos que podem ser excluídos das redes sociais estão os que condenam a prática homossexual.

O parlamentar cita três caminhos que os deputados devem tomar sobre este texto: “Levar a matéria para uma comissão especial, o relator compreender que certas propostas de alteração devem ser contempladas e enfrentar a matéria no plenário”.

PONTOS SENSÍVEIS NO PROJETO
De acordo com o advogado especialista em Direito Religioso, Thiago Vieira, a proposta em questão transforma as plataformas de redes sociais como polícias digitais e isso coloca em risco a liberdade de expressão, a liberdade religiosa, cria o que ele chama de “Ministério da Verdade” por meio de uma “entidade de supervisão” e também pode tornar tudo na internet mais caro, encarecendo os anúncios digitais.

– Ficar calado agora é ficar calado para sempre! Levante sua voz e lute pela liberdade religiosa e de expressão! – diz a publicação do perfil Direito Religioso no Instagram.

O QUE O PROJETO PROMETE
O site da Câmara diz que o projeto de lei combate notícias falsas dando aos provedores de redes sociais e de serviços de mensagens o poder de excluir contas falsas, contas criadas por robôs, limitar o número de vezes que os usuários podem encaminhar uma mesma mensagem, impedir listas de transmissão, entre outros.

Sobre a publicidade online, o texto fala que todos os conteúdos pagos nas redes sociais terão que ser identificados, até mesmo com identificação da conta responsável por eles, para que o usuário possa fazer contato com o anunciante.

– No caso de impulsionamento de propaganda eleitoral ou de conteúdos que mencionem candidatos, partidos ou coligação, todo o conjunto de anúncios feitos deve ser disponibilizado ao público, incluindo valor total gasto, para fins de checagem pela Justiça Eleitoral – explica uma reportagem da Câmara.

CRIAÇÃO DO CONSELHO DE INTERNET
O ponto sensível está na criação do Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet, que será composto por 21 pessoas, incluindo representantes do poder público, da sociedade civil, da academia e do setor privado. Eles terão mandato de dois anos, admitida uma recondução, e terão que ter os nomes aprovados pelo Congresso.

ASSISTA:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Frente Parlamentar Evangélica (@fparlamentarevangelica)

Leia também1 Explosão de gás destrói prédio em Campos do Jordão
2 Ex-esposa diz que Molina passou a ofendê-la por causa de religião
3 Veja quais são os 13 acordos que Lula assinou com Portugal
4 Agustin revela que stylist de Michelle negou assessorar Janja
5 Humorista morre aos 89 anos após cirurgia no quadril

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.