Leia também:
X Simone Tebet corre risco de ficar isolada, diz Alexandre Garcia

Projeto de Magno Malta pede a punição de menores de 18 anos

"Hoje o adolescente é capaz de entender o caráter ilícito de um ato", diz o senador

Leiliane Lopes - 24/03/2023 16h28 | atualizado em 24/03/2023 17h50

Senador Magno Malta Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Magno Malta (PL-ES) apresentou um projeto de lei que visa permitir que menores de 18 anos sejam punidos por seus crimes. Para isso, o PL 621/2023 pede uma mudança no Código Penal para acabar com a inimputabilidade desse grupo.

Na justificativa, o senador diz que a presunção legal de que os menores de 18 anos não gozam de plena capacidade de entendimento é um conceito que não pode ser aceito na atualidade.

Malta lembra que, em 1830, o Código Penal Brasileiro determinava a imputabilidade plena aos 14 anos. Em 1890, o Código Republicano estabeleceu que era irresponsável penalmente o menor com idade até 9 anos, devendo o maior de 9 anos de idade e menor de 14 anos submeterem-se à avaliação do magistrado.

– Atualmente, essa presunção absoluta, de que o jovem com idade inferior a 18 anos não possui capacidade de entender o caráter ilícito de seus atos e de determinar-se de acordo com esse entendimento, tem gerado revolta na sociedade brasileira, que presencia, quase que diariamente, a prática de diversos delitos penais por crianças e adolescentes, valendo-se, inclusive, da impunidade que a sua condição particular lhe proporciona – diz trecho do projeto.

O parlamentar também afirma que o adolescente é capaz de entender o caráter ilícito de um ato e escolher entre praticá-lo ou não.

Além deste projeto de lei, o senador é autor de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata a respeito do mesmo assunto.

Leia também1 Simone Tebet corre risco de ficar isolada, diz Alexandre Garcia
2 Nikolas Ferreira aciona o STF contra Lula por fala sobre Moro
3 Lula retira arte sacra da lista de projetos da Lei Rouanet
4 Ministro do STJ manda Robinho entregar passaporte
5 Moro cobra explicação do PT por ação sobre visitas íntimas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.