Leia também:
X Apresentador da Globo conta que mãe foi vendida como escrava e mutilada

Projeto da Guarda Nacional está pronto para ser apresentado

Corporação cuidará da segurança de áreas sob jurisdição da União

Marcos Melo - 26/01/2023 15h52 | atualizado em 26/01/2023 17h32

Flávio Dino, ministro da Justiça Foto: EFE/ Andre Borges

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, declarou que a proposta de criação da Guarda Nacional já está pronta e deve ser apresentada nos próximos dias. Ela teria a missão de proteger prédios públicos federais em Brasília e atuar em operações especiais em terras indígenas, áreas de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos estados.

A confirmação de Dino foi feita na noite desta quarta-feira (25), em entrevista concedida a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A criação da nova corporação de segurança atende ao pedido feito pelo presidente Lula (PT) e tem como objetivo substituir a Força Nacional de Segurança, criada em 2004, pelo próprio presidente petista.

– Ele [presidente] acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação. Nós redigimos, está pronta. Será uma instituição dedicada à segurança das áreas cívicas, mas poderá atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação. Será parecida com a Força Nacional, mas com comando próprio, com cultura, enfim – definiu Dino.

O ministro negou a intenção de federalizar a Segurança Pública do Distrito Federal, que seguirá sob o comando do governo local. Apenas as áreas sob jurisdição da União, como Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes e residências oficiais, seriam de responsabilidade da Guarda Nacional. As informações são da Agência Brasil.

– Vai que, em algum momento, haja um governador extremista no Distrito Federal. Então, a segurança do Congresso, do Supremo, do Palácio do Planalto, ficaria submetida aos problemas da política local? Não pode. E esse é um erro que agora o presidente Lula quer corrigir – alegou.

Leia também1 Lula vai pedir exclusão de posts que considerar "desinformação"
2 Lula quer alterar Constituição e criar Guarda Nacional; entenda
3 Dino fala em criar uma guarda nacional permanente
4 PSDB reage a fala de Lula sobre "golpe": Discurso extremista
5 Abaixo-assinado contra Pacheco passa de 700 mil assinaturas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.