Leia também:
X Maioria do Supremo vota contra retroatividade de lei

Procuradoria pede impugnação da candidatura de Wilson Witzel

Ex-governador do Rio sofreu impeachment em 2021

Gabriel Mansur - 18/08/2022 17h04 | atualizado em 18/08/2022 17h39

Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel,diz que quer ser presidente
Ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel Foto: Agência Brasil/José Cruz

Candidato ao governo do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PMB) corre o risco de ficar de fora das eleições. Isso porque a Procuradoria Regional do Estado do Rio (PRE-RJ) pediu a impugnação de registro de sua candidatura nesta quinta-feira (18).

Na ação, a PRE-RJ argumenta que, após seu impeachment em 2021, o ex-governador foi condenado por um tribunal misto à perda do mandato e à inabilitação para o exercício de qualquer função pública pelo prazo de cinco anos. Apesar da destituição do poder Executivo estadual, Witzel foi escolhido candidato em convenção partidária no fim de julho.

– A condenação imposta a Wilson José Witzel o restringe de exercer seus direitos políticos passivos e qualquer outro cargo público, ainda que não seja de natureza política, como é o caso daqueles providos por concurso público, por exemplo – diz um trecho do documento.

Na terça-feira (16), o Ministério Público Federal contestou também as candidaturas de César Maia (a vice-governador, na chapa de Marcelo Freixo), Daniel Silveira (Senado), Washington Reis (vice-governador na chapa de Cláudio Castro) e mais sete candidatos a deputados.

Em levantamento da pesquisa Ipec, divulgado na segunda-feira (15), Wilson aparecia com 4% nas intenções de voto, atrás de Cláudio Castro (PL), que tem 21%, e Marcelo Freixo (PSB), com 17%. Entretanto, está empatada tecnicamente com Rodrigo Neves (PDT), Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Alves (UP).

Leia também1 Michelle apoia amiga Damares ao Senado: "Minha candidata"
2 Medo? Fernando Haddad "foge" de sabatina da Jovem Pan
3 Bolsonaro detona matéria que fala em "golpe" de empresários
4 Tarcísio: "Não aceitamos mais o PT e toda a sua corrupção"
5 Modalmais/Futura: Bolsonaro lidera intenções de voto no RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.