Leia também:
X Gilmar retira caso de Serra da 1ª instância e envia ao STF

Processo de Flordelis é enviado à Corregedoria da Câmara

Pedido foi encaminhado pela Mesa Diretora da Casa

Henrique Gimenes - 01/09/2020 16h20 | atualizado em 01/09/2020 17h23

Deputada Flordelis Foto: Claudio Andrade/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

Nesta terça-feira (1º), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu encaminhar à Corregedoria da Casa um pedido de representação contra a deputada federal Flordelis (PSD-RJ). O pedido foi apresentado pelo deputado Léo Motta (PSL-MG) .

Flordelis virou ré após a Justiça aceitar a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) que apontou que a deputada foi a mandante do assassinato do marido, pastor Anderson do Carmo. Ele foi morto após levar mais de 30 tiros na porta de casa.

Ao decidir encaminhar o processo para a Corregedoria da Casa, a Mesa Diretora da Câmara também deu apoio ao funcionamento do Conselho de Ética por meio remoto, como já vem sendo realizado pelo plenário. A medida, no entanto, ainda depende de votação dos deputados

Na Corregedoria, o corregedor deverá notificar a deputada para que ela apresente sua defesa dentro de cinco dias úteis. Depois disso, o corregedor, que atualmente é o deputado Paulo Bengtson (PTB-BA), terá 45 dias úteis para determinar se a denúncia tem ou não elementos que resultem em quebra de decoro parlamentar.

Este parecer é enviado de volta à Mesa Diretora. Somente se a Mesa Diretora considerar a denúncia procedente, é que o requerimento inicial vira representação, sendo automaticamente enviado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que vai instaurar o processo de cassação.

FILIAÇÃO SUSPENSA
O Partido Social Democrático (PSD) anunciou a suspensão da filiação da deputada federal após as denúncias. O presidente da sigla, Gilberto Kassab, afirmou que irá adotar os trâmites internos para a expulsar a parlamentar.

Leia também1 Câmara inicia ação que pode cassar mandato de Flordelis
2 O que é o arsênio, usado para envenenar o pastor Anderson?
3 Maia recebe peças do processo contra a deputada Flordelis
4 Flordelis diz que não está preparada para ser presa
5 Flordelis pede ajuda 'pelo amor de Deus', mas é ignorada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.