Leia também:
X Em PE, Bolsonaro vai a teste de comportas no rio São Francisco

Prisão de Daniel Silveira: Veja como cada deputado deve votar

Câmara dos Deputados julga se mantém ou derruba prisão do parlamentar

Pleno.News - 19/02/2021 15h48 | atualizado em 19/02/2021 17h28

Deputado Daniel Silveira terá prisão julgada pela Câmara Foto: Câmara dos Deputados/Luis Macedo

A Câmara decide nesta sexta-feira (19), em votação, se o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) continuará preso por causa do vídeo contra o Supremo Tribunal Federal.

O Estadão procurou os 24 líderes de partidos da Casa, e nove afirmaram que vão orientar suas bancadas a votar para manter o deputado na cadeia. Apenas dois deles disseram que os representantes da sigla vão defender a soltura, e outros quatro preferiram não dizer como a legenda vai se posicionar. Os demais não responderam até o momento.

A sessão de hoje está marcada para as 17h, e a votação deve ser nominal e aberta, ou seja, a escolha de cada parlamentar será divulgada na sequência. Para que a prisão do deputado seja confirmada pela Casa, são necessários 257 votos (maioria absoluta dos 513 deputados).

Os nove partidos que admitem publicamente que vão votar por manter a prisão somam 197 parlamentares. O Estadão apurou, porém, que pelo menos 11 legendas se manifestarão contra Silveira. A orientação do líder, no entanto, não significa que todos os deputados votarão da mesma forma. Alguns deles, como no caso do PSL e do PSDB, admitem que a bancada deve se dividir na votação.

Como mostrou o Estadão, o Centrão decidiu abandonar Silveira e, nos bastidores, passou a defender a manutenção da prisão.

O provável revés para Silveira ficou constatado na longa reunião de líderes, realizada na tarde de ontem, na residência oficial do presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL).

O Estadão apurou que o líder do partido de Lira, Cacá Leão (BA), disse aos pares que a bancada está dividida, mas deve ter maioria a favor da prisão. Procurado pela reportagem, ele não se manifestou sobre o posicionamento da sigla.

O Republicanos, outro fiel da balança governista e protagonista do Centrão, também vai contra Daniel Silveira.

– A bancada terá ampla maioria para manter a prisão – disse ao Estadão o presidente da legenda, o deputado Marcos Pereira (SP), um dos principais aliados de Lira e de Bolsonaro.

De acordo com relatos dos presentes, Lira evitou manifestar uma posição no encontro.

– Reputo esse caso como absolutamente fora da curva e espero que tenha tratamento correto – disse o presidente da Câmara na noite de ontem, após se reunir com o presidente do Supremo, Luiz Fux, ao lado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Além de continuar preso, o deputado Silveira responderá a processo no Conselho de Ética que poderá lhe custar o mandato. O colegiado se reúne na próxima terça-feira (23) para dar início à tramitação.

– Achamos a postura do deputado deplorável e não concordamos. Ele tem que responder no Conselho de Ética – disse Vinícius Poit (SP), líder do partido Novo.

Embora não admitam publicamente como vão orientar a bancada, o Estadão apurou que líderes de Podemos, PSC e PROS manifestaram, na reunião com Lira, que são contra a prisão.

No PV, o líder do partido, Enrico Misasi (SP), disse que a posição da bancada ainda está indefinida. Embora o deputado veja como grave a conduta de Silveira, ele disse ter dúvidas se a prisão não representa desrespeito à imunidade parlamentar.

Entre as lideranças da Câmara, no entanto, predominou o entendimento de que soltar Silveira seria uma afronta ao STF. Isso porque a prisão foi mantida pela unanimidade dos ministros e na audiência de custódia, realizada na quinta.

*Estadão

Leia também1 Caso Daniel: Entenda como funciona a prisão em flagrante
2 Silveira poderá participar, por vídeo, da sessão sobre sua prisão
3 Veja como será a sessão que vai decidir sobre a prisão de Silveira
4 Rodrigo Amorim fala de sua visita a Daniel Silveira na PF
5 Perfis de Silveira no Facebook e no Instagram são retirados do ar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.