Leia também:
X Ladrão tenta assaltar motorista e aperta o gatilho, mas arma falha

Preso pelo 8/1 volta a ser detido após xingar ministros do STF

Alexandre de Moraes determinou a prisão, diante de vídeo publicado por empresário

Pleno.News - 23/09/2023 12h40 | atualizado em 25/09/2023 18h45

Marcos Soares Moreira é um dos réus do 8 de janeiro Foto: Reprodução/Redes sociais

O empresário Marcos Soares Moreira, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento nos atos do dia 8 de janeiro, foi preso novamente neste sábado (23), no Espírito Santo.

A prisão preventiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, porque o empresário descumpriu medidas cautelares impostas quando ganhou liberdade provisória. A decisão aponta que ele agiu com “total desprezo pela Justiça”.

– A possibilidade de restabelecimento da ordem de prisão foi expressamente consignada na decisão que substituiu a custódia por medidas cautelares diversas – escreveu o ministro.

– A notícia de que o acusado descumpriu a medida cautelar a ele imposta por ocasião da concessão de liberdade provisória constitui motivo suficiente para a decretação da prisão.

Embora estivesse proibido de usar redes sociais, Marcos Moreira publicou um vídeo no TikTok chamando os ministros do STF de “bandidos, criminosos, canalhas e corruptos”.

– Não estou com medo. Para mim, é indiferente estar aqui ou lá dentro [da prisão]. Mas eu jamais vou me curvar a vocês bandidos que têm o poder da caneta na mão, porém são bandidos. Alexandre de Moraes, Rosa Weber, todos vocês aí são bandidos, vagabundos. Quer me prender, pode prender. Manda o PCC, que vocês apoiam – afirma na gravação.

O empresário estava na lista de réus que poderiam fechar acordo de não persecução penal com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Quem optar pelo acordo precisará cumprir algumas cláusulas, como pagamento de multa e a participação em um curso sobre a democracia, e em troca a ação criminal sobre o 8 de janeiro será encerrada. Agora, o acordo com o empresário pode ser comprometido.

*AE

Leia também1 PGR começa a enviar propostas de acordo a manifestantes do 8/1
2 Cid diz que Bolsonaro consultou Forças Armadas sobre golpe
3 PL levará Jandira à Comissão de Ética por ameaça contra Nikolas
4 Doleiro pede ao STF investigação contra Moro por grampo ilegal
5 STF forma maioria para manter direitos políticos de Dilma

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.