Leia também:
X Mulher forja gravidez e morte de filhos para não ir trabalhar

Presidente do Senado recebe proposta da Previdência

Davi Alcolumbre deu início às discussões da PEC entre os senadores

Camille Dornelles - 08/08/2019 16h02

Presidente do Senado recebe proposta da Previdência e inicia procesos Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

Nesta quinta-feira (8), a proposta da reforma da Previdência finalmente chegou ao Senado Federal. O texto ficou 168 dias em votação na Câmara dos Deputados, primeira parada para que o texto saia do papel.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, entregou o texto aprovado pelos deputados nesta tarde ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre. A proposta de emenda à Constituição será lida no plenário da Casa e depois encaminhada para uma Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O relator da PEC no Senado será Tasso Jereissati (PSDB-CE), que pretende já ver aprovado na semana que vem um requerimento para realização de uma audiência pública. A expectativa de Alcolumbre, Jereissati e da presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), é que a proposta passe um mês na comissão. São necessários 14 votos dos 22 membros.

Aprovada, ela segue para o plenário, onde é preciso ser votada em dois turnos. Aqui, em cada uma das votações, são necessários ao menos 49 votos dos 81 senadores. A expectativa do presidente do Senado é que a Previdência seja aprovado até, no máximo, o início de outubro.

O Palácio do Planalto quer resolver esta questão até o fim de setembro. Em nota, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse esperar aprovação em seis semanas, ou seja, até 20 de setembro.

Se não houver alterações neste texto, ele segue para promulgação. Caso contrário, tem que voltar para a Câmara. Enquanto isso, a Casa vai discutir a aposentadoria de militares. A comissão deve ser instalada na semana que vem.

*Folhapress

Leia também1 Senado começa as discussões sobre texto da Previdência
2 Câmara conclui votação da reforma da Previdência
3 Câmara barra mudanças na reforma da Previdência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.