Leia também:
X Reunidos na casa de Lira, líderes decidem convocar Rui Costa

Presidente da CPMI nega pedido de petista de barrar Fernandes

Governistas irão recorrer ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Monique Mello - 06/06/2023 12h39 | atualizado em 06/06/2023 13h24

André Fernandes na CPMI Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, Arthur Maia (União-BA), negou um pedido de governistas para impedir a participação do deputado André Fernandes (PL-CE) como membro do colegiado. O deputado Rogério Correia (PT-MG) havia oficializado uma questão de ordem para a saída do parlamentar.

Arthur Maia negou a retirada de André Fernandes por considerar que “não há deputado pela metade” na comissão, em sessão desta terça-feira (6).

– Ou o deputado é deputado e pode participar de qualquer comissão nesta Casa, ou não é e não pode fazê-lo. Quero dizer também que a indicação de membros da CPI não compete ao presidente do colegiado e, sim, aos líderes partidários – disse Maia.

André Fernandes é um dos autores do pedido da CPMI do 8 de Janeiro, além de ser um dos alvos de inquéritos abertos a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No último dia 26 de maio, a Polícia Federal enviou relatório a Moraes, concluindo que Fernandes “incentivou o 8 de janeiro”, com base em dois posts no Twitter do parlamentar.

Em seu requerimento, Rogério Correia argumentou que a presença de Fernandes na CPMI configura conflito de interesse.

– Direto que prejudica e, até mesmo, inviabiliza a devida apuração dos fatos objeto de investigação pelo Congresso Nacional – diz o pedido.

Com a negativa do presidente do colegiado, o deputado petista disse que vai recorrer à Presidência do Senado. Sendo assim, André Fernandes permanece no colegiado, mas sua presença definitiva dependerá de uma decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é quem, a partir da indicação dos líderes, nomeia os membros da CPMI.

Leia também1 CPMI: Cinco serão convocados e Flávio Dino, convidado
2 Por Maduro e Zanin, deputado pede impeachment de Lula
3 PF atribui a André Fernandes o "incentivo ao 8 de janeiro"
4 Nikolas Ferreira rebate petistas na CPMI e é aplaudido
5 Veja quem são os 32 integrantes da CPMI dos atos de 8 de janeiro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.