Leia também:
X Decisão de Dino blinda diretor de sindicato de irmão de Lula na CPI

Presidente da CPI do INSS revela conversa com André Mendonça

Reunião foi determinante para ação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta-feira

Pleno.News - 09/10/2025 11h52 | atualizado em 09/10/2025 12h01

Senador Carlos Viana Foto: Reprodução/TV Senado

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), disse, nesta quinta-feira (9), que a nova fase da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, é também resultado do trabalho da CPMI.

O parlamentar disse que esteve na noite desta quarta (8) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, relator dos casos que envolvem o esquema fraudulento de descontos não autorizados em aposentadorias, e pediu para que cumprisse prisões autorizadas pela CPMI.

– Estive pessoalmente com o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, para reforçar a urgência no cumprimento das prisões já aprovadas. A mensagem foi clara: quem tem aviões, vistos e recursos para fugir do país não pode continuar rindo da Justiça – disse Viana, em comunicado oficial.

Na manhã desta quinta (9), o ministro André Mendonça pediu para que a operação fosse deflagrada. Estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão em São Paulo (45), Sergipe (12), Amazonas (1), Rio Grande do Norte (1), Santa Catarina (2), Pernambuco (2), Bahia (2) e no Distrito Federal (1).

Um dos endereços onde houve buscas é o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), em São Paulo. O sindicato é ligado a José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O diretor da entidade, Milton Baptista de Souza Filho (conhecido como Milton Cavalo), também é alvo da operação.

Para Viana, a operação demonstra a importância da CPMI.

– Essa ação confirma: a CPMI do INSS não é espectadora, é protagonista na luta por justiça aos aposentados, viúvas e órfãos do Brasil. A Justiça está avançando e quem debochou do Congresso agora sente o peso da lei – afirmou.

*AE

Leia também1 PF realiza nova etapa de operação que apura fraudes no INSS
2 Decisão de Dino blinda diretor de sindicato de irmão de Lula na CPI
3 De olho nas eleições, governo Lula dobra gasto com propaganda
4 Escândalo do INSS: Investigado doou R$ 100 mil ao PT em 2022
5 Moro pede quebra de sigilos fiscal e bancário de publicitária do PT

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.