Leia também:
X Ao New York Times, Lula exige “respeito” da parte de Trump

Presidente da CBF e deputada federal são alvos de operação

PF cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de Samir Xaud e na sede da CBF

Paulo Moura - 30/07/2025 11h01 | atualizado em 30/07/2025 14h17

Samir Xaud e deputada Helena da Asatur Fotos: Rafael Ribeiro/CBF // Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (30) a Operação Caixa Preta, que investiga suposta compra de votos durante as eleições municipais de 2024 em Roraima. Entre os alvos estão o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, a deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR) e o marido dela, o empresário Renildo Lima.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência de Xaud e na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 10 milhões das contas dos investigados. As apurações que resultaram na operação começaram após a prisão de Renildo Lima, em setembro de 2024, quando ele foi flagrado com R$ 500 mil em espécie, parte do valor escondido na cueca.

Xaud, eleito em maio deste ano como o mais jovem presidente da CBF, faz parte do mesmo grupo político de Helena da Asatur em Roraima, sendo que ambos são filiados ao MDB. O dirigente, inclusive, chegou a ser candidato a deputado federal pela sigla em 2022, mas não conseguiu se eleger.

Em nota, a CBF afirmou que a operação não tem qualquer relação com a confederação ou com o futebol brasileiro e destacou que Samir Xaud “não é o centro das apurações”. A confederação informou ainda que nenhum equipamento foi apreendido e que o presidente está à disposição das autoridades.

Leia também1 Romance? Justin Trudeau e Katy Perry jantam juntos no Canadá
2 Além da indústria, confiança do setor de serviços também cai
3 Oruam vira réu por tentativa de homicídio contra policiais no RJ
4 Chaves e Chapolin chegam em plataforma de streaming
5 Ao New York Times, Lula exige "respeito" da parte de Trump

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.