Leia também:
X Oswaldo Eustáquio vai a QG do Exército: ‘Bolsonaro ama a gente’

Presidente alemão confirma presença na posse de Lula

Nota foi divulgada pela embaixada da Alemanha em Brasília

Monique Mello - 01/12/2022 17h44 | atualizado em 01/12/2022 18h58

Frank-Walter Steinmeier Foto: EFE/ JUANJO MARTIN

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, confirmou que virá ao Brasil entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro, e irá acompanhar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A embaixada da Alemanha em Brasília divulgou nota nesta quinta-feira (1º).

– Em 1° de janeiro, Steinmeier participará das cerimônias oficiais de posse de Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. Com a sua presença, o presidente saúda a mudança democrática de poder no maior país da América Latina e pretende impulsionar uma nova fase da parceria estratégica entre o Brasil e a Alemanha. O presidente Steinmeier também terá reuniões com outros chefes de Estado da região – disse a embaixada.

Segundo o colunista do UOL Jamil Chade, “a confirmação, faltando um mês para o evento, foi interpretada entre diplomatas como um sinal de que os europeus querem blindar a posse do brasileiro contra eventuais riscos de distúrbios por parte de bolsonaristas”.

A visita de Lula à Conferência do Clima, no Egito, teria sido também para busca de apoio internacional no que tange à sua posse. Além do líder alemão, há a expectativa da presença de líderes da América Latina, além de uma delegação de alto escalão da Casa Branca, dos Estados Unidos.

Na agenda de Frank-Walter Steinmeier em solo brasileiro consta uma visita à Amazônia.

– Em 2 de janeiro, o presidente viajará a Manaus e à Amazônia, acompanhado da ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Steffi Lemke. A visita de Steinmeier ao Brasil reforça o apoio alemão à proteção da Amazônia e destaca a importância da floresta para a política climática internacional – informou a nota.

Com vários acenos ao petista, a nota diz ainda que, para o presidente alemão, “a posse do novo governo brasileiro está associada à expectativa de uma dinâmica positiva na proteção desse recurso essencial à sobrevivência”.

Leia também1 Posse de Lula terá Pabllo Vittar e Valeska Popozuda
2 Show: Posse de Lula terá cantor que chamou Jesus de travesti
3 Heloisa Bolsonaro critica artistas na posse: "Volta à farra"
4 Ibaneis recebe Janja e Alckmin para tratar da posse de Lula
5 Senador: Lula está "queimando capital político" com PEC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.